EDIÇÃO ATUAL

Do ser ao inter-ser: princípio pluralista e o giro ontodecolonial

Temos percebido em nossos trabalhos de pesquisa, tanto os de natureza teórica quanto os práticos, que, diante das questões que ebulem da complexidade de nosso arranjo existencial, a narcísica estrutura ontológica advinda do “mito da modernidade” figura de forma preponderante.

Contribuições do princípio pluralista para o Ensino Religioso: as aulas de religião nas escolas públicas a partir da perspectiva decolonial

No Brasil, a disciplina de Ensino Religioso permanece alvo de diversas discussões e muitos mal-entendidos historicamente construídos e enraizados.

Por uma missão em diálogo

Como sair de uma prática missionária cristã autorreferencial, com tendências colonizadoras, para uma prática missionária de forma dialógica, inclusiva e plural?

O princípio pluralista como extensão do “coração”

o princípio pluralista escancara a necessidade de redefinir as bases teóricas sob as quais temos pensado o fenômeno religioso na América Latina.

PLANOS DE AULAS

Planos elaborados tendo como base as Ciências da Religião para poderem auxiliar as educadoras e educadores no processo de construção do conhecimento. Os planos de aula seguem a temática das edições da revista.

Todos os Planos de Aula
Ensino Religioso e Libras para crianças

Este trabalho é relevante, pois trata da Surdez e da alteridade.

Violência doméstica: este não deve ser um segredo de família

Analisar a violência doméstica como problema social que abrange aspectos diversos, dentre os quais: fatores e construções sociais, que favorecem as desigualdades entre homens e mulheres, a cor da pele…

Sim para a cultura da paz: ame a vida!

O tema deve ser trabalho de forma multidisciplinar (Português, Ciências, História, Educação Física), e se justifica devido aos desafios vividos em busca da cultura da paz nos ambientes.