O axé enquanto resistência decolonial
- by Thiago TeixeiraA tentativa de silenciar os tambores e os seus ecos demonstra o quanto os sentidos negros devem ser, em nome desse desejo centralizador, interrompidos para que se garanta uma ordem genocida.
Thiago TeixeiraMensagem de Jesus a religiosos/as intolerantes
- by Marcelo BarrosEstou muito triste e envergonhado com vocês. Se vocês não querem aceitar o meu evangelho do amor e da salvação universal ao menos não usem o meu nome para propagar ódio e violência. Como se sentem no direito de usar o meu nome para discriminar pessoas e atacar a religião dos que praticam cultos afrodescendentes?
Marcelo BarrosNão basta tolerar, é preciso respeitar
- by Rita GrassiNeste 21 de janeiro de 2021, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, gostaria de abrir uma discussão, inspirada no pensamento do filósofo e teólogo catalão Raimon Panikkar. Será que para combater a intolerância, basta gerar e promover a tolerância ou deveríamos ir mais além?
Rita GrassiSeminário sobre Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos
- by RedaçãoO IV Seminário sobre Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos é absolutamente necessário, uma vez que a intolerância com algumas religiões, como as de matrizes africanas e outras põe em discussão a própria liberdade religiosa e a própria democracia.
RedaçãoJesus: o “legitimador” da política brasileira
- by Nelson LellisA releitura dos textos evangélicos, que já são propostas de leituras sobre Jesus, num ambiente democrático, laico, plural, como o Brasil, tem demonstrado uma rinha infantilizada, onde, de um lado está o Jesus com sua espada usado por atores religiosos e políticos de direita, e por outro, o Jesus com o pão pregado por religiosos e políticos de esquerda.
Nelson LellisPorque o menino Jesus pode ser um bebê drag queen
- by André S. MusskopfNo período de final de ano e, especialmente, nos dias que antecedem o Natal, circulam inúmeras imagens e representações de quem, diz-se, é o motivo das comemorações. Tem Jesus negro, indígena, mulher, pobre, glorioso, trabalhador.
André S. Musskopf“Reverenda Doutora”: a capa da visibilidade
- by Ana EsterEm novembro de 2019, recebi o título de doutora em Ciências da Religião, em fevereiro de 2020 fui ordenada clériga pela minha denominação. A então somente lésbica tinha até uma boa entrada em determinados espaços, como grupos evangélicos progressistas e grupos feministas, mas era só isso, uma boa entrada.
Ana EsterCiências da religião: o que é isso, afinal?
- by Flávio SenraEm se tratando de uma disciplina, reconhecemos o largo esforço de um século e meio de investigações e trabalhos acadêmicos que promoveram a consolidação do método da disciplina Ciências da Religião.
Flávio SenraApresentação – 19ª Edição Revista Senso
A presente edição traz ao debate o tratamento crítico da construção da identidade da disciplina Ciências da Religião e sua importância no campo científico-acadêmico e social.
Tatiane Aparecida de AlmeidaEditorial – Ciências da Religião: o que é isso, afinal?
A Revista Senso nasceu de um sonho, que é, ao mesmo tempo, um desafio: levar o conhecimento produzido pelas Ciências da Religião para além dos leitores especializados…
Sandson Rotterdan e Jonathan Félix De Souza