Um deserto chamado pandemia
- by Rita GrassiEntão, como faço todos os anos, – desde que comecei realmente a me interessar por esse fenômeno chamado “religião” e que, no meu caso pessoal, prefiro chamar de “espiritualidade” -, meio que “sem querer”, meio que “por acaso”, meio que “por coincidência”, me vi fazendo um balanço de como foi este último ano para mim.
Rita GrassiUm país de maricas – política, economia e religião
- by André S. MusskopfEm 10 de novembro de 2020, em apenas uma de suas declarações estúpidas com relação à pandemia de COVID-19, o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou que o Brasil “tem que deixar de ser um país de maricas”.
André S. MusskopfO que significa templos religiosos como serviço essencial?
- by Nelson LellisO ópio mente. O ópio não permite que o sujeito que busca respostas na religião consiga reunir outros para devidas transformações, para revoluções robustas, estruturais. O ópio esconde a realidade porque a realidade é horrenda. Sem o ópio, como viver?
Nelson LellisA mulher muçulmana em foco
- by Rita GrassiNa semana passada celebramos o Dia Internacional da Mulher, quero falar sobre um filme e uma série, aos quais assisti recentemente. Ambos tratam do tema da mulher no Islã. Como não sou uma especialista no assunto, me dou o direito de falar do lugar de uma estudiosa do fato religioso e de mulher brasileira, imigrante na França.
Rita GrassiPandemia como justificativa para a agenda religiosa antiaborto na América Latina
- by Clarissa de FrancoA pandemia tem sido utilizada como contexto para explicações de cunho moral, fortalecendo narrativas religiosas fundamentalistas que lideram pautas como a agenda antiaborto.
Clarissa de FrancoCurso Livre virtual: Pentecostais, Política e Sociedade
- by RedaçãoProblematizará o envolvimento do segmento evangélico pentecostal a partir das eleições de 2018 considerando seu desdobramento no atual governo.
RedaçãoAs(os) Psicólogas(os) e a Religião
Este é o meu primeiro artigo para a Senso. Por isto fiquei a pensar: “o que escrevo?” Bom, sou psicólogo, nada mais natural que falar de Psicologia. Psicologia e religião, ou, talvez, as(os) psicólogas(os) e a religião.
João Felipe Reali MaiA ilusão fundamentalista e a perversão da fé
- by Victor BrenoNão é de hoje que um sentimento desconfortável, partilhado por muitos, de que certos discursos feitos sobre Deus e as questões religiosas estão atravessados de uma deturpação e corrupção da fé.
Victor BrenoDemocracia e o associativismo neopentecostal nas periferias brasileiras
- by Mariah CasséteAlguns autores vêm apontando que as igrejas neopentecostais nesses espaços urbanos vêm cumprindo uma função social importante de mediação de algumas crises e carências clássicas, intervindo em situações que em o Estado se mostra ausente, como no resgate social de famílias, na inibição de violência e mesmo na assistência material.
Mariah CasséteDezmandamentos: LGBTI+ e Bíblia
- by Ana EsterA relação entre as pessoas LGBTI+ e a Bíblia é complexa. Em minhas conversas sobre Teologia(s) Queer, sempre surge a pergunta: “mas, e a Bíblia?”.
Ana Ester