Seções

  • Coluna

    Um mundo sem ar

    - by Ana Ester

    Aqui a Cientista da Religião está compartilhando com as leitoras e os leitores da Senso sua perspectiva teológica cristã. O período de pandemia motivado pelo novo coronavírus levou lideranças pastorais evangélicas progressistas a criarem um movimento chamado “Fraterna – vozes pastorais e comunitárias”.

  • Coluna

    O “desconfinamento” e o direito ao culto na França

    - by Rita Grassi

    De uma certa forma, o tão esperado “novo normal” trouxe de volta as antigas disputas políticas quanto à liberdade religiosa e à imparcialidade do estado laico francês. E, se no início do confinamento restrito, a grande maioria dos religiosos concordaram com a proibição dos cultos, agora o cenário é outro.

  • LGBTI

    AIDS e COVID-19: O que podemos aprender da comunidade LGBTI+ e qual o lugar da religião

    - by André S. Musskopf

    Para algumas pessoas pode parecer estranho querer traçar algum paralelo entre a pandeia de COVID-19 e a AIDS. Mas para pessoas, grupos e para a comunidade LGBTI+ há muitas similaridades que podem ser percebidas, particularmente para o universo religioso e suas respostas à situação.

  • Opinião

    Oração para tempos de pandemia

    - by André S. Musskopf

    No dia 26 de abril de 2020, a pedido do Pastor Joel Zefferino, compartilhei algumas reflexões com a Igreja Batista Nazareth de Salvador, Bahia, em seu culto dominical, agora realizado de modo virtual através das redes sociais. Aceitei o convite pelo carinho e respeito que tenho por essa igreja e sua trajetória e porque acredito que estamos juntos e juntas em comunhão, que um mesmo Espírito nos acompanha e que uma mesma amorosidade nos envolve.

  • Racismo

    Corpo encantado: um olhar sobre a presença da encantaria fora do terreiro.

    - by Dayanne da Silva Santos

    Venho de uma família de pescadores, de católicos e de devotos de São José de Ribamar. Eu cresci e apreendi que somente o catolicismo e o protestantismo carregavam o lado bom da religião. Cresci ouvindo que existia Deus, Jesus e o Demônio e tudo que não era Deus, Jesus ou santos do catolicismo eram do mal (religiões de matriz africana).

  • Notícias
    Isolamento social obriga práticas religiosas dentro de casa (Foto: Douglas Caputo)

    Isolamento social por Covid-19 cria ponte com passos de Jesus em quarenta dias de errância no deserto

    - by Douglas Caputo

    Para fiéis de diferentes religiões, internet vira igreja em tempos de pandemia. Se para Jesus deserto foi o espaço de reflexão, para os confinados pelo coronavírus do século 21, o ambiente virtual inaugura a interatividade peregrina para aqueles que não abrem mão de professar fé institucionalizada.

  • Opinião

    Entre o governo do Messias e a justiça do Judas… eu fico com o carpinteiro

    - by Nelson Lellis

    A maioria das pessoas que toma a bíblia para leitura, o faz sem a pretensão de vasculhar as entrelinhas. Suas letras vivem para servir o fiel diante de determinados cenários. Por isso, é quase impossível que se espere honestidade e responsabilidade de um crente que literaliza cada linha, não querendo perceber as metáforas e as tantas outras figuras de linguagem nela existentes.

  • Coluna

    A busca por respostas na visão cosmoteândrica de Panikkar

    - by Rita Grassi

    Sempre fui crítica à expressão “religiosidade à la carte”, frequentemente utilizada nos estudos dos novos movimentos religiosos, especialmente, nas Ciências da Religião. A meu ver, tal expressão de certa forma inferioriza e coloca no mesmo “saco” pessoas que tem formas distintas de expressar e de acessar sua espiritualidade – e, até mesmo, sua religiosidade – e que buscam respostas em diferentes campos dentro e fora da religião institucional…

  • Espiritualidade

    Inteligência Espiritual

    - by Jonathan Felix

    A espiritualidade vem sendo tema de estudos em diferentes áreas do conhecimento. O que antes era ligado apenas às instituições religiosas, hoje já ultrapassou essas fronteiras. Nessa linha, há algumas décadas, pesquisadores cunharam a expressão inteligência espiritual. Qual a relação entre inteligência espiritual e a construção de sentidos para a vida? O Religare recebeu Jonathan Félix de Souza, editor-chefe da Revista SENSO e mestre em Ciências da Religião.

  • Análise

    Teu samba é uma reza! Por verdades que primem por uma ética das diferenças e desvelamentos de discursos àìmọ̀tológicos

    - by Michel Alves Ferreira

    Do mesmo modo, quando a letra do samba mangueirense diz que o rosto do Filho Amado dos cristãos pode ser, também, de um homem negro, de uma mulher, uma pessoa LGBTI+ ou mesmo indígena e, ainda, um favelado, simplesmente se desvelam ditas narrativas hegemônicas religiosas que usurpam para si como as únicas detentoras de uma verdade…

Inscreva-se na newsletter da Revista Senso e receba as novidades exclusivas em seu e-mail!