Duração da oficina: 1h:30m.
Título da proposta: Ensino Religioso e Libras para crianças.
Interessados: Professores do Ensino Fundamental.
Metodologia e relevância da proposta:
Proposta: Aprender e ensinar Libras nas aulas de Ensino Religioso.
Objetivo: Aplicar a alteridade no Ensino Religioso.
Contextos teóricos: Dicionário Ilustrado de Libras, Educação de Surdos (QUADROS, 1997) Surdez & Alteridade – Expressões religiosas de crianças surdas (CREPALDI-SOUZA, 2018).
Habilidades: Reconhecer atitudes éticas de respeito à vida e à dignidade humana; Identificar alteridades; Desenvolver alteridade; Aprender Libras.
Relevância da proposta: Este trabalho é relevante, pois trata da Surdez e da alteridade.
Contextos Práticos:
- Assistir ao desenho: Helen Keller.
- Produzir jogos facilitadores.
- Produzir Projeto de Libras para seu ambiente de trabalho.
Proposta de Trabalhos
- Chegada – Boas Vindas – Apresentação pessoal (10’). Se possível, uma pessoa surda deverá fazer parte do trabalho.
- Alfabeto em Libras (10’).
- Problematização: Como será que uma criança surda pensa em Deus? (10’) – conversa sobre o tema.
- Fundamentação teórica: – Usar o texto: Surdez & Alteridade – Expressões religiosas de crianças surdas (CREPALDI-SOUZA, 2018).
- Desenho: Helen Keller (25’)
- Em duplas: Filmar seu nome em Libras e apresentar para sua dupla e para a turma (5’).
- Produção de Projeto de Libras para seu ambiente de trabalho (10’)
- Avaliação da Oficina (10’).