A Revista Senso vem se posicionando no cenário nacional como uma referência para refletir sobre o papel das religiões na sociedade, tendo como referência a(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões).
Política, Religião e Sociedade
Nesta edição da Revista Senso (Política, Religião e Sociedade), analisamos diferentes facetas de segmentos religiosos na sociedade brasileira. O Estado laico é desafiado a manter-se vivo diante do aprofundamento da confessionalização nos poderes. Textos desta edição demonstram a urgência de pensar como a religião tem seus meios e mecanismos para essas articulações.
Curadoria: Nelson Lellis
Para alguns fiéis, há algumas décadas, o tema religião e política não deveria ser discutido.
Amós era um “petralha”. A despeito de a tradição e a história da recepção tê-lo transformado em profeta, ele mesmo negava-se o título, dizendo-se mero plantador e criador, sem que possamos decidir se era – digamos – do MST ou da UDR.
Vivemos num tempo em que as palavras que pareciam óbvias se tornaram estranhas.
A Igreja Católica foi um ator relevante na formação do Brasil e um elemento fundamental do projeto colonial português.
Engajar-se na política requer estar dentro de um partido político e seguir as regras do sistema representativo brasileiro. E é sobre esse sistema que esse ensaio discutirá.
O histórico mais expressivo na política fluminense de representantes ligados à defesa das religiões de matriz africana
Nos anos 1980, alguns estudos buscaram analisar o posicionamento de determinados partidos em relação às demandas do segmento negro, outros analisaram a possível arregimentação político-eleitoral deste segmento racial.
Essa relação, ou a tentativa de relação, não é nova. Não é nova mesmo!
Se compararmos a entrada das Assembleias de Deus no campo político em 1986, que mobilizou um projeto nacional, com o que ocorre na atualidade, é possível verificar que o interesse pelo campo político cresceu de forma exponencial.
O flerte, quando não o completo comprometimento, de igrejas evangélicas com governantes autoritários no Brasil,…
Segundo dados do TSE, em 2018, ao menos 313 em um universo de 521 casos de candidatos utilizaram o título religioso de pastor / pastora na última candidatura aos cargos legislativos estaduais.
Diante do crescimento exponencial de mortes e de restrições à liberdade das pessoas, Malafaia se estabelece como um dos maiores articuladores do apocalipse ampliado com a gestão de Bolsonaro.
A crise do coronavírus parece ser uma oportunidade para limitar o crescimento da moralização da política, inclusive porque permite críticas ao moralismo religioso…
O processo é simples: alguém, intencionalmente, produz e divulga uma mentira na internet, geralmente no formato de notícia para criar mais veracidade, valendo-se até mesmo de dados científicos adaptados.
O fiel lobotomizado e, de certa forma, robotizado, é mais fácil de ser conduzido e responder aos interesses de líderes inescrupulosos que se apresentam como anjo de luz, mas que nas suas entranhas não passam de figuras acostumadas a viver em densas trevas.
A emergência de um cenário conservador no Brasil nos últimos anos, sobretudo após o golpe…
Algumas expressões perdem no uso cotidiano seu sentido mais acurado. Entre essas, está o conceito…
Falar de política certamente é falar daquilo que compõe a nossa identidade e tudo o…