Now Reading
Religião e política: mais uma vez

Religião e política: mais uma vez

A Revista Senso vem se posicionando no cenário nacional como uma referência para refletir sobre o papel das religiões na sociedade, tendo como referência a(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões). Nesse sentido, interessa-nos  entender o papel das religiões na sociedade, o senso religioso contemporâneo e não a divulgação de crenças religiosas ou não religiosas.

Quando tratamos do tema religião e política, chama-nos a atenção que, pelo menos do ponto de vista das leis, vivemos em um Estado Laico, de maneira que este não pode favorecer ou mesmo atrapalhar as atividades religiosas dos seus cidadãos, como, também, não pode ter com elas aliança ou dependência, salvo quando há interesse público, conforme o texto constitucional.

No entanto, a cidadã/ão brasileiras/os são muito religiosas/os. Se nos atentarmos aos dados do Censo do IBGE 2010, mais de 90% da população se diz pertencente a alguma instituição religiosa, sendo mais de 86% de declaração cristã/ão. Este dado é importante, uma vez que as relações entre cristianismo e política, pelo menos desde o século IV, são de bastante proximidade e, apesar dos preceitos constitucionais atuais, há ainda muito desse projeto das duas espadas, a política e a religião, a orientar a vida política.

Se olharmos a história humana, temos um maior tempo dessa relação de dependência entre as duas espadas do que separação. O processo de laicização do Estado está longe de ser um processo concluído, ele continua em marcha, ora mais devagar, ora mais depressa.

A religião ser apeada do poder estatal pode ser algo que não agrade quem costuma se beneficiar desse conluio e aqui se pode ter um pano de fundo para a leitura desta edição da Senso, a segunda que trata da temática religião e política, que quer contribuir para que a leitora/or possa conhecer e refletir sobre essa temática que, em maior ou menor medida nos toca a vida.

O curador desta edição foi o professor Nelson Lellis, um dos grandes colaboradores de primeira hora da Revista Senso que traz consigo grandes pensadoras/es para refletir conosco sobre essas dimensões de nossa vida social. A ele e demais autores a gratidão de toda a equipe Senso e leitoras/es.

 leia também

Aproveitem desse trabalho e nos ajude colaborando com nosso financiamento coletivo para continuarmos este trabalho.

Boa leitura!