Racismo Religioso
As discussões antirracistas se intensificam e, de modo profundo, implodem as engrenagens de subalternização que foram forjadas contra os corpos negros. Colocar em evidência a marginalização que compõe a engenharia social, epistêmica, estética, política e, como objeto de nossas investigações, religiosa, faz com que nós estejamos atentos e atentas aos processos de desumanização que se intensificam para destruir os sujeitos negros.
Curadoria: Thiago Teixeira
Editorial 15ª Edição
- by Thiago TeixeiraDenunciar o racismo religioso enquanto tecnologia de destruição, como um sonar que é ativado quando se escuta um atabaque ou quando se vê uma divindade que dança e, ao mesmo tempo, emana o seu axé, faz parte de uma nova anunciação, uma ampliação dos quadros referenciais sobre o que pode ser reconhecido enquanto o vivível.
Thiago TeixeiraA quem serve o racismo religioso?
O racismo é o culto ao ódio, o culto à satanização do corpo preto com vistas à produção da necessidade de um salvador. Mas a questão que fica é: quem salvará todos que sofrem com o racismo?
Sidnei Barreto NogueiraEducar para a diversidade
- by Fernanda SantosEspecificamente na colonialidade a la Brésil, as religiões de matriz africana são o alvo certeiro do imperativo da supremacia branca.
Fernanda SantosO racismo religioso e a violência pelo “não-dito”
Pensar uma relação entre violência e racismo religioso escancara uma realidade trágica: existem desrespeitos que se desdobram desde o enfrentamento físico, até à violência subjetiva que é do campo do “não-dito”.
Washington Luís Santos Oliveira“Só Jesus Expulsa o Racismo da Igreja”: a luta antirracista na Igreja evangélica brasileira
- by Cris SerraEm julho de 2019, a Juventude Batista Brasileira (JBB) promoveu o Despertar 2019, evento de quatro dias realizado na Igreja Batista Atitude, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Cris SerraNossa Senhora do Rosário é a luz que alumeia o mar de kaiaia
Os negros que deram origem à Festa de Nossa Senhora do Rosário em Minas, eram a maioria de origem bantu, originários do sul da África principalmente de Angola, Congo e Moçambique.
Ana Luzia da Silva MoraisA interseccionalidade como ferramenta potente no combate ao racismo religioso
Mas, ao visualizarmos a estrutura social maior, para além da organização interna dos terreiros, quais seriam os significados da existência de mulheres negras na linha de frente dessas religiosidades na contemporaneidade?
Cleudiza Fernandes de SouzaContribuições das Religiões de Matriz Africana para uma Psicologia Afrocentrada
- by Liliane MartinsO que teria a Psicologia a contribuir para refletir sobre esse processo de apagamento?
Liliane MartinsO racismo religioso na convergência de fundamentalismos
Enquanto dentro dos muros do Vaticano os bispos, padres, religiosos, algumas mulheres e alguns representantes de povos amazônicos estavam reunidos na Assembleia do Sínodo para a Amazônia.
Leon Patrick Afonso de Souza de SouzaO plano branco perfeito
- by Etiene MartinsO plano branco perfeito conseguiu desqualificar enquanto seres humanos os africanos escravizados e seus descendentes, implantar no imaginário popular a demonização de todas as religiões oriundas de África.
Etiene MartinsRacismo religioso como um componente geográfico
- by Pedro DiasNo período colonial, a estruturação religiosa no Brasil foi imposta pela Coroa Portuguesa através dos processos alicerçados numa economia escravista e a constante busca por territórios aliados ao catolicismo.
Pedro DiasA fé venenosa da intolerância religiosa
A esse respeito, observamos que uma parcela do clero negro é alienada em relação a cultura afro-brasileira, assim como parte do clero branco não é menos alienada.
Jotaci Brasiliano C. de OliveiraA demonização como estratégia de poder
- by Jefferson LimmaAssociar seres sagrados da Umbanda e do Candomblé ao diabo cristão é uma falácia, um discurso empobrecido, ou seja, uma comunicação carregada de intolerância e difamação.
Jefferson LimmaRacismo Religioso
Compreender o impacto das ações advindas de um racismo estrutural acarretando a uma ação de racismo religioso é fundamental para compreensão do que realmente impacta e destrói nossa sociedade.
Cassiana Matos de MouraRacismo Religioso, entrevista com Professor João Carlos Lino Gomes
- by RedaçãoO racismo é, em linhas gerais e sem entrar no aspecto jurídico que distingue o racismo da injúria racial, é a ideia de que, a partir das diferenças biológicas e culturais existentes entre grupos humanos, podemos concluir que existem grupos humanos inferiores e outros superiores.
RedaçãoRacismo Religioso e Masculinidades, entrevista com Prof. Fabio Mariano
- by RedaçãoA religiosidade moral não é ‘supostamente hegemônica”, ela divide junto com as instituições a perspectiva de dominar a narrativa universal que se sobrepõe uns sobre os outros, porque partem de modelos individuais e não coletivos como as denominações de matriz africana, por exemplo, que se configuram como ethos e não religião.
Redação