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Estou muito triste e envergonhado com vocês. Se vocês não querem aceitar o meu evangelho do amor e da salvação universal ao menos não usem o meu nome para propagar ódio e violência.
Neste 21 de janeiro de 2021, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, gostaria de abrir uma discussão, inspirada no pensamento do filósofo e teólogo catalão Raimon Panikkar.
Em tempos de pandemia, a atividade contará com seminário, online, transmitido por plataformas.
A releitura dos textos evangélicos, que já são propostas de leituras sobre Jesus, num ambiente democrático, laico, plural, como o Brasil, tem demonstrado uma rinha infantilizada, onde, de um lado está o Jesus com sua espada usado por atores religiosos e políticos de direita, e por outro, o Jesus com o pão pregado por religiosos e políticos de esquerda.
No período de final de ano e, especialmente, nos dias que antecedem o Natal, circulam inúmeras imagens e representações de quem, diz-se, é o motivo das comemorações. Tem Jesus negro, indígena, mulher, pobre, glorioso, trabalhador.
Em novembro de 2019, recebi o título de doutora em Ciências da Religião, em fevereiro de 2020 fui ordenada clériga pela minha denominação.
Também aqui ocorre que há um salto de qualidade entre o nosso mundo ocidental religioso cristão e o mundo autóctone da Amazônia.
Os mundos religiosos fizeram parte de um subsistema que não pode mais ser ouvido, se não existirem condições adequadas. Quais são essas condições?
O fenômeno religioso atua, por isso, como uma espécie de amálgama entre os diferentes níveis de compreensão da sociedade e do indivíduo.
Este livro coletivo reúne trabalhos que abordam estas temáticas, especificamente nas sociedades brasileira, portuguesa e cabo-verdiana, contextos onde estão presentes…
A reforma protestante não passa de um mito, que não faz sentido no presente, a não ser como objeto de comercialização. Isso me faz lembrar uma visita que fiz em 2017, ano do jubileu da Reforma Protestante, a Lutherstadt Wittenberg, cidade de Lutero.
Os Estudos Queer implicam uma subversão das formas com a quais o conhecimento é produzido.