Com esta edição, a Revista Senso e as autoras e autores que gentilmente escreveram para nós, mantemos nosso compromisso de intelectuais engajados na construção de uma sociedade que reconheça a diferença como direito. Em contextos como os nossos uma excessiva isenção científica corre um sério risco de colaborar com a violação a direitos humanos fundamentais.
Religião À Brasileira
Não são poucas as vezes que vemos pessoas exaltando que o Brasil é um país diverso, multicultural, de vários rostos e crenças. Essa diversidade pode ser observada sem muito esforço intelectual e acadêmico: manifestações religiosas, sincretismo religioso, música. São muitos os elementos que fazem a diversidade saltar aos nossos olhos.
Quanto mais consciência se tem das diversas nuances que compõem nossa identidade cultural e religiosa, mais se tem instrumentos de combate à intolerância e ao preconceito.
A nossa pressuposição nesta breve análise sobre diversidade religiosa é que no Brasil, apesar de a maioria da população se autodeclarar cristã, há a presença de um número grande de religiões e de expressões de espiritualidades, muito maior do que imaginamos.
A situação de pluralidade provoca debates e confrontos inter-religiosos, buscas de orações e engajamentos comuns, que acabam despertando místicas transreligiosas.
O fenômeno da múltipla pertença religiosa não é algo novo na história da humanidade, mas…
Diferente do que se especula popularmente, pessoas sem religião não são, necessariamente, ateias.
Em síntese, a categoria é um adjetivo potente para comunicar o fato de que vivemos em um mundo de muitos mundos, ou, numa metáfora de raiz etimológica ecumênica, numa “casa de muitas casas”.
(…) Rosto negro, sangue índio, corpo de mulher Moleque pelintra no buraco quente Meu nome…
A organização deste processo religioso está intimamente relacionada aos sujeitos e ao espaço cultural, por exemplo, para os orientais, já que não existe propriamente religião, pois esta é vida, vivência.
OObservatório, por meio de sua prática de pesquisa transdisciplinar e engajamento social, aponta para a busca de uma espiritualidade transreligiosa que fomente.
Nesse contexto, nos últimos anos vem se organizando e ganhando força uma série de movimentos que denunciam esse sequestro da identidade cristã e apresentam outras narrativas sobre os cristianismos, desde dentro dos cristianismos.
Ao falar da diversidade religiosa, aqui instalada, não podemos deixar de pensar como se formou o universo religioso e cultural brasileiro, cujo passado colonizatório foi marcado por violência e desigualdades ainda não reconhecidas e, portanto, não superadas.