EDIÇÃO 24

Espiritualidade: o conceito e o vivido

Religião e espiritualidade são conceitos que parecem fáceis de serem definidos, sobretudo por dizerem de experiências próximas a nós, mesmo que essas não nos toquem pessoalmente — no caso da religião. No entanto, essa tarefa limitadora que constitui a definição vai se tornando difícil à medida em que deparamos com diferentes perspectivas sobre o fenômeno religioso e as vivências de espiritualidade.

Curadoria: Ana Carolina Kerr Neppel e Jonathan Félix de Souza

Espiritualidades

A busca pela palavra “espiritualidade” tem crescido nos sites de pesquisa como o Google. Graças a tecnologia essa discussão está presente para além das instituições religiosas, mas isso não as excluem.

A divina socialização da transa amorosa: Bíblia e Espiritualidade

A espiritualidade fala em amor agápico, ou seja, amor de predileção. Amor como opção revolucionária que se expressa em ternura solidária. Por isso, na Bíblia, a comparação mais comum da união com o Divino são a transa sexual e o orgasmo.

A espiritualidade “universal” do neopentecostalismo brasileiro

Com a proposta de uma espiritualidade mais pragmática, “mágica”, mesclando aspectos sincréticos de outras religiosidades, menos dogmática e restritiva na conduta ética, propondo o bem-estar da saúde e realização financeira, de uma realidade atravessada por uma guerra espiritual.

Um encontro, uma esperança e um compromisso

Aespiritualidade no cristianismo é um caminho para a santidade; não a dos altares, mas a da vida cotidiana, que entende ser santo não como mérito da corrida, mas como qualidade de caminhada.

Kardec e a proposição de uma espiritualidade livre

Kardec democratiza e dessacraliza o contato com o espiritual, tornando as relações com os Espíritos algo horizontal, porque são seres humanos desencarnados e nós somos Espíritos encarnados. Adoração, em espírito e verdade, sem culto ou templo, só a Deus.

Espiritualidade sem religião

Ao falarmos em espiritualidade sem religião, não pretendemos defender alguma atitude de crítica ou de recusa do legado das instituições ou das tradições religiosas constituídas.

Ser e pertencer: uma forma de cultivo da espiritualidade laica

Uma casa de estudos, um espaço de construção de saberes, em que a perspectiva é a de harmonizar as conexões que a vida faz entre o SER – que representa aquele que precisa ser encontrado pra que, na sua descoberta, desperte e construa autonomia e o PERTENCER – que representa a condição na qual o ser é formado em todas as dimensões da vida – corpo, mente, emoções, crenças e identidades.

EXPEDIENTE

A Senso é uma revista bimestral voltada à temática do senso religioso contemporâneo sob o olhar de múltiplas áreas do saber, tendo como referencia os Estudos Religião.

ISSN 2526-589X

EDITOR CORPORATIVO

Jonathan Félix de Souza
Rua Aquiles Lobo, 567/704
Floresta – Belo Horizonte/MG
CEP: 30150-160

CONSELHO EDITORIAL

Dr. Flávio Senra
Dr. Jonathan Félix de Souza
Dr. Sandson Rotterdan

Idioma: Português