EDIÇÃO 24

Espiritualidade: o conceito e o vivido

Religião e espiritualidade são conceitos que parecem fáceis de serem definidos, sobretudo por dizerem de experiências próximas a nós, mesmo que essas não nos toquem pessoalmente — no caso da religião. No entanto, essa tarefa limitadora que constitui a definição vai se tornando difícil à medida em que deparamos com diferentes perspectivas sobre o fenômeno religioso e as vivências de espiritualidade.

Curadoria: Ana Carolina Kerr Neppel e Jonathan Félix de Souza

Espiritualidades

A busca pela palavra “espiritualidade” tem crescido nos sites de pesquisa como o Google. Graças a tecnologia essa discussão está presente para além das instituições religiosas, mas isso não as excluem.

blank

A divina socialização da transa amorosa: Bíblia e Espiritualidade

A espiritualidade fala em amor agápico, ou seja, amor de predileção. Amor como opção revolucionária que se expressa em ternura solidária. Por isso, na Bíblia, a comparação mais comum da união com o Divino são a transa sexual e o orgasmo.

blank

A espiritualidade “universal” do neopentecostalismo brasileiro

Com a proposta de uma espiritualidade mais pragmática, “mágica”, mesclando aspectos sincréticos de outras religiosidades, menos dogmática e restritiva na conduta ética, propondo o bem-estar da saúde e realização financeira, de uma realidade atravessada por uma guerra espiritual.

blank

Um encontro, uma esperança e um compromisso

Aespiritualidade no cristianismo é um caminho para a santidade; não a dos altares, mas a da vida cotidiana, que entende ser santo não como mérito da corrida, mas como qualidade de caminhada.

blank

Kardec e a proposição de uma espiritualidade livre

Kardec democratiza e dessacraliza o contato com o espiritual, tornando as relações com os Espíritos algo horizontal, porque são seres humanos desencarnados e nós somos Espíritos encarnados. Adoração, em espírito e verdade, sem culto ou templo, só a Deus.

blank

Espiritualidade sem religião

Ao falarmos em espiritualidade sem religião, não pretendemos defender alguma atitude de crítica ou de recusa do legado das instituições ou das tradições religiosas constituídas.

blank

Ser e pertencer: uma forma de cultivo da espiritualidade laica

Uma casa de estudos, um espaço de construção de saberes, em que a perspectiva é a de harmonizar as conexões que a vida faz entre o SER – que representa aquele que precisa ser encontrado pra que, na sua descoberta, desperte e construa autonomia e o PERTENCER – que representa a condição na qual o ser é formado em todas as dimensões da vida – corpo, mente, emoções, crenças e identidades.

EXPEDIENTE

A Senso é uma revista bimestral voltada à temática do senso religioso contemporâneo sob o olhar de múltiplas áreas do saber, tendo como referencia os Estudos Religião.

ISSN 2526-589X

EDITOR CORPORATIVO

Jonathan Félix de Souza
Rua Aquiles Lobo, 567/704
Floresta – Belo Horizonte/MG
CEP: 30150-160

CONSELHO EDITORIAL

Dr. Flávio Senra
Dr. Jonathan Félix de Souza
Dr. Sandson Rotterdan

Idioma: Português