Em meados do século XII, no Japão, um monge budista se viu inconformado com sua situação. Por mais que ele fizesse as diversas práticas budistas, ainda não era o suficiente para atingir a iluminação. Ele, por mais que tentasse, ainda se via limitado por sua condição humana, por sua própria barreira existencial. Nutrido por sua inquietude ele encontrou uma nova forma de praticar o budismo.
Esse monge era Hōnen Shōnin, que viveu entre 1133 e 1212. Hōnen é o fundador do budismo da Terra Pura no Japão, a JodoShu. Quando Hōnen estabeleceu essa ordem no Japão a repercussão foi imediata, pois inaugurou-se uma nova etapa de possibilidades para aqueles que não eram privilegiados e que não podiam dedicar suas vidas à prática religiosa. Surgiu então o budismo dos pobres, trabalhadores, não estudados, camponeses, pescadores, excluídos e oprimidos da sociedade.
O budismo ensina que existe um estado de existência diferente do que conhecemos, o estado desperto, iluminado. Shakyamuni Buda foi o Buda histórico, que atingiu sua própria iluminação há cerca de vinte e cinco séculos, na região da Índia. A “salvação”, ou intenção final do budismo é que se atinja a iluminação e alcance o Nirvana, estado de plenitude existencial em que há um total esvaziamento e nos tornamos um só com o todo. Todos os ensinamentos do budismo nos encaminham para essa ventura, mas a realidade é que o único testemunho de iluminação que temos na história é o do Buda Shakyamuni. Despertar não é algo simples e as condições desse mundo não nos ajudam. Hōnen não se conformou com essa realidade.
Deixando de lado todo seu orgulho, Hōnen concluiu: sozinho eu não consigo! Pois foi bem nesse momento que ele encontrou ajuda. Através dos antigos escritos budistas Hōnen conheceu a história do Buda Amida. O próprio Buda Shakyamuni em um de seus discursos ensinou sobre o Buda Amida. Nos sutras de Amida podemos ver o Buda Shakyamuni falando sobre o Bosatsu (aquele que está no caminho para se tornar um Buda) Hōzo. Para se tornar um Buda o bosatsu Hōzo fez quarenta e oito votos e os declarou aos pés dos Budas precedentes. Desses quarenta e oito votos, o principal dizia que ele receberia todos aqueles que chamassem pelo seu nome em sua Terra Pura e lá os ajudaria a alcançar a iluminação. Enquanto não ajudasse todos os seres humanos a alcançarem a iluminação, ele também não gozaria de seu estado Buda. Assim que realizou seus votos, o bosatsu Hōzo se tornou o Buda Amida.
Ao conhecer a história do Buda Amida, Hōnen confiou que era essa a ajuda que ele precisava. Assim, passou a ensinar o budismo da Terra Pura no Japão. Entretanto, essa nova forma de se praticar o budismo não ficou restrito a um monge ou a um círculo religioso. Hōnen viu na prática da Terra Pura uma forma de levar todos, desde o mais simples e excluído dos seres humanos para o caminho da iluminação. Todas as pessoas que não podiam alcançar a iluminação porque não eram instruídas, não tinham tempo, não tinham condições financeiras de sustentar outras práticas ou não se sentiam dignos, agora possuíam a alternativa da Terra Pura.
Hōnen espalhou por todo Japão a boa nova, todos e todas que chamarem, mesmo que seja uma única vez, o nome do Buda Amida, serão recebidos em sua Terra Pura e lá terão as condições de alcançar a iluminação. Por isso, a prática recitativa da JodoShu é centralizada em uma única frase “Namu Amida Butsu”, que significa “eu me refugio no Buda Amida”.
Até hoje, a religião mais popular no Japão é o Budismo da Terra Pura. Hōnen não quis construir um templo para si. Ele simplesmente ensinou que onde houver alguém recitando o Nembutsu – Namu Amida Butsu – lá será um templo em sua memória.