“Nossa mensagem é o amor. A música, nossa ferramenta.”

“Nossa mensagem é o amor. A música, nossa ferramenta.”
14 de agosto de 2017 Ilumina Rio

“Nossa mensagem é o amor. A música, nossa ferramenta.”

Por Ilumina Rio

Ao aproximar pessoas nas praças da cidade por meio da música, o Ilumina Rio propõe uma nova forma de vivenciar ambientes públicos, transformando a energia do medo em amor, a indiferença em compaixão, e atesta franzida em sorriso.

A alegria e o improviso são as marcas dos encontros, nos quais o mais importante é cantar e dançar com o coração. O coro, formado pelos participantes, transforma o espaço público em um ambiente de diversão, expressão e integração.

Transformar as praças em verdadeiros locais de encontro; fazer da música um vínculo de união e de superação das nossas diferenças, num momento em que o preconceito, a desigualdade e o medo têm estado tão presentes em nossa rotina e nos impedem de nos aproximar do outro… são alguns dos objetivos do Ilumina Rio.

Violões, percussões, violino e vozes entoam canções e mantras geralmente fáceis de cantar, advindos de tradições como a indígena, africana, indiana, judaica, cristã dentre outras, além de composições próprias do grupo e de músicos parceiros.

No Ilumina Rio, tocamos música que nos toca. Música que nos une através da diversidade. Diversidade de estilos, idiomas, tradições e culturas. Algumas acalmam nosso coração, outras despertam o dançar de nosso corpo. O repertório abraça diversas culturas que utilizam a música como ferramenta de autoconhecimento, transformação e espiritualidade.

Os encontros acontecem mensalmente nas praças da cidade do Rio de Janeiro. Com nossos instrumentos e cangas coloridas, sentamos ao redor de um Girassol – símbolo de nosso projeto – e a música faz o seu trabalho de acolher as pessoas que por ali passam. Todos são bem-vindos a cantar e tocar!

Em três anos de existência, o Ilumina Rio já realizou mais de 45 encontros, em dez praças das Zonas Norte, Sul e centro da cidade do Rio de Janeiro, atraindo mais de oito mil pessoas.

Grandes momentos de alegria dessa nossa jornada foram de retiros de autoconhecimento e expressão através da Música, realizados em outras cidades e que culminaram com a fundação de dois grupos irmãos: o Ilumina Sampa e o Ilumina Recife. A partir de então, passamos a ser uma pequena rede de “Iluminas” no Brasil.

“Música é unânime. É para todos e fala com todos. Abaixa o volume dos medos e preocupações da mente e acessa diretamente o coração”, sintetiza Tamara Steiman, idealizadora do Projeto, concebido após uma longa temporada de meditação. Fazem parte também do grupo de guardiões do Ilumina Rio: Cacá Bernardo, Fernando Gasparini, Fernando Malta, Hannah Needleman, Kathiuska Alvarez, Prem Ramam e Prema Paz.

Gostaria de participar de nossos encontros?

Acompanhe nossas Redes Sociais ou nos envie um e-mail para [email protected]

Facebook: www.facebook.com/iluminario1

Instagram: @ilumina.rio

Para colaborar com o projeto www.recorrente.benfeitoria.com/ilumina.rio

Ilumina Sampa: www.facebook.com/iluminasampa

Ilumina Recife: www.facebook.com/iluminarecife