Now Reading
20º Edição Revista Senso

20º Edição Revista Senso

Queridos(as) leitores,

Com muita alegria apresentamos a vocês a Revista Senso com o tema: Religião e pessoas com deficiência.

Perguntas inquietantes a respeito do universo das crianças surdas e Deus, da pessoa cega e sua relação com a religião, dos intérpretes de Libras em eventos religiosos, das Pastorais de Pessoas Surdas, entre outras, farão parte desta edição.

Em tempos atuais, muitas conquistas foram alcançadas pela comunidade surda, por exemplo: a oficialização da Libras e sua aceitação em currículos de universidades; o direito de o surdo ter um intérprete nas instituições de ensino em seus diferentes níveis. Este momento é da pessoa surda, para a pessoa surda. Ele pede que a comunidade ouvinte respeite a máxima: “Nada de nós sem nós”. Isto indica que as pessoas não-ouvintes são mais que a sua surdez. O que pensam e dizem precisa partir delas e ser respeitado por todos. Parece-nos o clamor do “humanismo do outro”, diria Lévinas. Mas muitas barreiras e preconceitos ainda precisam ser transpostos para que a comunidade ouvinte respeite a pessoa surda. É preciso “ouvir” o outro em sua singularidade!

Neste viés, esperamos que vocês possam aprofundar seus conhecimentos em relação ao outro e à beleza de sua singularidade.

Obrigada por sua participação!

Jacqueline Crepaldi Souza – Curadora Responsável pela 20º Edição

CER – Consultoria de Ensino Religioso