Quem é Martinho Lutero? Perguntas e respostas para as crianças
PLANO DE AULA
Classificação: Ensino Fundamental I
Justificativa
A Reforma Luterana está completando 500 anos. Assim, com o objetivo de levar às crianças um pouco mais desta história, a aula “Quem é Martinho Lutero? Perguntas e respostas para as crianças” tem pertinência e importância ímpar. Segundo o site, Portal Luteranos (IECLB, 2017), “pessoas cristãs de confissão luterana são evangélicas. E ser evangélico significa descobrir e valorizar o que Deus fez pelos seres humanos”. Mas, porque os evangélicos são protestantes? Como oram? Qual é seu livro sagrado? Com metodologia bibliográfica, pretende-se levar esses e outros conhecimentos e reflexões às crianças. Como conclusão, espera-se que os educandos reconheçam a história da reforma e sua influência histórica.
Objetivos
- Conhecer Martinho Lutero;
- Compreender o que é a Reforma Luterana;
- Analisar limites e contribuições da Reforma Luterana.
Desenvolvimento
- O(a) educador(a) inicia a aula fazendo um levantamento do conhecimento dos(as) educandos(as) a respeito do tema “reforma luterana”;
- Pergunta, também, quem foi Martinho Lutero;
- Anotam-se as respostas para, no fim da aula, averiguar informações;
- O uso da apresentação de slide, “Quem foi Martinho Lutero?”, pode vir em seguida. Pode-se fazer levantamento das perguntas e das colocações dos(das) educandos(as), enquanto assistem a apresentação;
- Após a apresentação, em grupos, os(as) alunos(as) podem construir uma cruz, em dobradura, desenhando símbolos que representem a comemoração católica-luterana da reforma. Podem-se usar símbolos cristãos (vela, Igreja, Bíblia, etc) e colocar pessoas católicas e evangélicas unidas.
Avaliação da aula
A avaliação da aula pode ser feita em grupos. Os educandos(as) levam a dobradura que construíram, dizem o que mais os marcou na aula sobre Martinho Lutero e colam os dobraduras numa exposição.
Material necessário
- Apresentação em slides: Quem foi Martinho Lutero?
- Cruz em dobradura (5 ou mais, para cada sala);
- Lápis de cor;
- Fita crepe para prender a produção dos educandos.
Referência
IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Disponível em: www.luteranos.com.br.
Doutora (CAPES e PUC Minas), Mestra em Ciências da Religião, Psicopedagoga, Pedagoga, Teóloga e Técnica em Comunicação Assistiva. Habilidade e competência para mediação comunicativa com pessoas cegas e surdas. Atua em trabalhos comprometidos com a inclusão social. Tem experiência na área de Ensino Religioso para crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Fundamental I. Atualmente é professora de Ensino Religioso no Colégio Santo Agostinho-BH e Professora de Cultura Religiosa na PUC Minas. E-mail: jacquelinecrepaldisouza@gmail.com