Nos artigos da presente edição, a Revista Senso quer recolher os vestígios que as religiões deixam em nossas culturas e que nos ensinam a lidar com o limite dos limites, a morte.
Religião e Morte
Que a leitura possa ajudar nossas leitoras e leitores a refletir sobre sua própria finitude e construir uma vida boa e feliz antes que o limite derradeiro nos ceife.
Curadoria: Rodrigo Oliveira Santos
O direito de sepultar é algo cotidiano, porém, como a morte ainda é um tabu em nossa sociedade, poucos juristas se propõem a estudar tal temática por ela ser ainda vista como depressora ou macabra.
A educação e as escolas têm ficado de fora de reflexões maiores acerca da morte e de suas consequências, especialmente da morte escancarada.
A vida após morte ocupa ainda hoje um espaço de destaque em diversas tradições religiosas, que interpretam esse acontecimento não somente como um rito de passagem…
A morte é uma realidade que assusta, ou dá esperanças; que oprime ou faz prosseguir; que se apresenta como a grande interrogação diante da qual imagina-se, inventa-se ou se crê em uma possível resposta.
Em várias partes do globo, os antepassados ou ancestrais são venerados e até mesmo divinizados por seus sucessores.
Existe diferença entre o conceito de ressurreição e reencarnação, apesar de ambas indicarem um retorno à existência, enquanto que na ressurreição a pessoa retorna com a mesma vida que possuía até a morte.
As religiosidades chinesas se caracterizam em maior ou menor grau por: 1) culto e veneração aos ancestrais 2) crença em um mundo sobrenatural, deuses e espíritos que se relacionam com o mundo humano.
Num contexto religioso, a ayahuasca é consumida a partir de três matrizes religiosas: Santo Daime, União do Vegetal e Barquinha.
A escola como parte importante da sociedade, não é responsável apenas pela transmissão de conteúdo, mas também pela formação de cidadãos, e precisa encarar esse tema.
O Ensino Religioso não pode ser mais visto como um veículo que transporta uma crença, sentido existencial ou o encontro com o religioso.
Abordar a temática da morte na escola é algo que vai provocar muitas reações, ainda mais em se tratando do pós-morte.
Abordar a temática da morte na escola é algo que vai provocar muitas reações, ainda mais em se tratando do pós-morte.