Diversidade religiosa em quadrinhos na Amazônia

PLANO DE AULA

Objetivo

Compreender a diversidade religiosa como uma riqueza cultural brasileira a ser valorizada e respeitada.

Metodologia

Com os alunos sentados em círculos, iniciar a aula perguntando sobre qual é a religião de cada um. Possuem algum, ou não? Conhecem alguma outra religião que não seja a cristã (catolicismo ou protestantismo)? Quais outras?

Apresentar o Atlas de Filiação Religiosa e Indicadores Sociais da região amazônica, com dados do IBGE, para que os alunos percebam a diversidade religiosa existente na Amazônia.

Confrontar as informações do Atlas com os dados do Censo de 2010, percebendo assim que além de diversidade há também dinamismo religioso na região. (censo2010.ibge.gov.br/apps/atlas/)

Apresentar o vídeo Iansã e seu Segredo.  Perguntar aos alunos sobre os personagens que aparecem na animação. Quem é Iansã? Quem é Ogum? O que são orixás?

 

Em seguida mostra o vídeo sobre a festa de São Tiago, na cidade de Mazagão, no Amapá. Ressaltar as ligações da festa aos conflitos religiosos entre cristãos e mouros na África. Perguntar aos alunos que outras festas religiosas eles conhecem e se sabem se essas festas possuem influências de outras religiões.

Por fim, pedir aos alunos que em dupla a elaborem uma história em quadrinho onde os personagens dos dois vídeos (Iansã, Ogum e São Tiago) possam se encontrar, entrarem em conflito, mas descobrirem meios de viverem juntos com respeito e tolerância.


Referências

IBGE. Atlas do Censo demográfico 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/apps/atlas/
JACOB, Cesar Romero. Atlas de filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil. Editora PUC, RJ; Editora Loyola, SP; 2003.
PANTOJA, Vanda. Amazônia: terra de missão bispos ultramontanos e missionários protestantes na Belém do século XIX. In: Debates do NER, Porto Alegre, ano 13, n. 21 p. 95-122, jan./jun. 2012.
RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro. Como usa histórias em quadrinhos na sala de aula. 4ª ed. Editora Contexto, São Paulo, 2014.

João Vinicius Marques Gaia e Marcos Vinicius de Freitas Reis Freitas Reis

JOÃO VINICIUS MARQUES GAIA é Discente do mestrado profissional em Ensino de História na Universidade Federal do Amapá (Prof. História/Unifap), com bolsa Capes. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amapá (2013), especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (2017), especialização em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá. Atualmente é professor do Governo do Estado do Amapá atuando principalmente nos seguintes temas: história em quadrinhos, História do Cristianismo, religião e educação e ensino de História. Membro do grupo de pesquisa CEPRES (Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade), na Universidade Federal do Amapá. E-mail: jvggaia@hotmail.com MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS é Professor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), em Macapá, Brasil, do curso de graduação em Relações Internacionais. Professor do Mestrado Profissional em Ensino de História UNIFAP e do Mestrado Acadêmico em História Social pela UNIFAP. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Membro do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política (NEREP-UFSCAR/CNPq). Pesquisador do Observatório em Direitos Humanos da Amazônia (OBADHUNIFAP/CNPq). Líder do Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (CEPRES-UNIFAP/CNPq). E-mail> marcosvinicius5@yahoo.com.br

EXPEDIENTE
A Senso é uma revista bimestral voltada à temática do senso religioso contemporâneo sob o olhar de múltiplas áreas do saber, tendo como referencia os Estudos Religião.

ISSN 2526-589X
EDITOR CORPORATIVO

Jonathan Félix de Souza
Rua Aquiles Lobo, 567/704
Floresta – Belo Horizonte/MG
CEP: 30150-160

CONSELHO EDITORIAL
Ana Carolina Kerr Neppel, Beatriz Pinheiro, Clarissa De Franco, Jonathan Félix de Souza, Nelson Lellis, Sandson Rotterdan e Tatiane Almeida

Idioma: Português
Normas para Publicação