Eis que a fumaça da Ciência Mestra traz até você uma possibilidade de conferir e aprofundar-se no universo da tradição da Jurema Sagrada.
Jurema Sagrada
Seus rituais, seu panteão, seus terreiros, os juremeiros e juremeiras, a história e a repressão, a culinária, a concepção cosmológica e sua cosmogonia, sua hierarquia e estética, sua relação com o mundo e com a submissão de religião dos oprimidos, formam um conjuntos de elementos a serem explorados nesta edição, que oferecerá sua leitura da vida, que adentrará seus silêncios, dores e alegrias.
Curador: Alexandre L’Omi L’Odò
Esta publicação, tem a missão de tornar o tema mais acessível à todas e todos, trazendo para o centro do debate das ciências da religião, da história, da antropologia, da sociologia e do debate livre do povo de terreiro
Em relação à Jurema, há desafios ainda maiores a vencer. Invisibilizada e sem o destaque social, político e acadêmico que o Candomblé e a Umbanda tiveram, a Jurema teve uma inserção tardia na academia, sendo frequentemente considerada apenas um culto paralelo, sem autonomia ou estatuto de religião.
Segundo a literatura acadêmica, Jurema é o nome atribuído tanto à bebida feita a partir de uma árvore de mesmo nome (bebida essa que pode ser ingerida em rituais de comunidades indígenas.
Nesta primeira fase da vida espiritual Alex Gomes conviveu com muitas entidades, dentre as quais ressalta Pedro Genésio, Pedro Palmeira, Vó Calu, Cobra Coral, os mais lembrados, mas só recebeu Zé da Pinga aos dezesseis anos.
Essa ciência a qual ela se reporta está associada aos lugares de produção de saber recorrentemente desconsiderados ou colocados em questão pelo empirismo que os marcam.
É evidente que há (muitos!) “centros” e “casas” de jurema na cidade e região, e ao lado delas, nas residências de inúmeras pessoas, existe também uma gama de práticas através das quais as pessoas manejam cotidianamente forças, uma ciência podemos dizer.
A ciência ancestral herdadas dos povos originários (índios e africanos) permitiu que esta religião, e todo o seu complexo cultural, pudesse ser utilizada como ferramenta de formação educacional para as crianças pertencentes às comunidades de terreiros, possibilitando o aprendizado da concepção de cidadania e de direitos e deveres desde muito cedo.
A jurema sagrada é remanescente da tradição religiosa dos indígenas que habitavam o litoral dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e o Sertão de Pernambuco.
De repente, baixa Malunguinho, autoridade máxima da Jurema Sagrada. Chamado de Reis, no plural mesmo, rompe não só com a singularidade, mas com as fronteiras das atribuições específicas ao ser símbolo coletivo e concomitante, também, de trunqueiro, caboclo e mestre.
E assim, se dá o desfecho do ponto cantado que firma a presença de uma das Mestras mais lembradas e referenciadas nas casas e rodas de Jurema de Pernambuco e Brasil a fora.
Um espaço construído a partir de investimentos simbólicos e materiais que tem como principal função mediar o contato entre o mundo dos homens e o mundo místico no qual vivem os mestres, mestras, reis, encantados, caboclos, pretos-velhos e outros espíritos desencarnados.
A Jurema Sagrada é uma prática espiritual largamente difundida na zona da mata da Paraíba e Pernambuco, mas que tem em Alhandra (PB) uma referência fundamental.
A Jurema também recebe o nome de Catimbó, sendo esta uma nomenclatura mais antiga, que pode significar cachimbo, mato venenoso ou feitiço
Em um mundo cada vez mais plural, que permite a convivência de tantos modos de crer, é preciso defender com criticidade e generosidade a própria fé, superando a intolerância e o racismo religioso.
O sincretismo religioso, tal como interpretado durante o período da escravidão em todo o Brasil, foi a forma que as comunidades negras escravizadas usaram para confundir seus algozes e assim manterem vivo o culto de suas entidades africanas ancestrais.
Dentre as instituições que reproduzem o racismo, destaco a escola, a qual não está isenta dos valores da sociedade em geral, pois ela está inserida na sociedade absorvendo todo o tipo de influência. Sendo assim, o racismo está presente na escola!
A jurema e os/as juremeiros/as, no entanto, que resistiram durante séculos à violência física e simbólica, continuam sua desobediência frente ao sistema-mundo moderno, que se opõe a tudo relacionado à espiritualidade e sacralidade das comunidades negras e indígenas
O que aconteceria caso os meios de comunicação difundissem dados e ideias que contribuíssem para o desejo de genocídio e epistemicídio dos corpos e das ideias dados como subalternos?
A Jurema é ciência, assim dizem os mestres e praticantes dessa sabedoria popular. Contudo, não se trata de uma ciência como a produzida pela modernidade ocidental, que opera com a instituição de uma narrativa única e exclusivista sobre o mundo das coisas.
A pesquisa “Da invisibilidade à visibilidade da jurema: a religião como potencialidade política” se iniciou no ano de 2010, quando participei da Pesquisa Socioeconômica e Cultural de Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros.
Flósculo, palavra que do latim significa “pequena flor”, sugere uma relação com a flor da Jurema (mimosa hostilis), árvore comum do sertão nordestino que dá nome a religião e nela consiste toda sua cosmovisão.
Existem poucas abordagens sobre a Jurema Sagrada fora do Nordeste, especialmente na Academia.