EDIÇÃO 11

Jurema Sagrada

Seus rituais, seu panteão, seus terreiros, os juremeiros e juremeiras, a história e a repressão, a culinária, a concepção cosmológica e sua cosmogonia, sua hierarquia e estética, sua relação com o mundo e com a submissão de religião dos oprimidos, formam um conjuntos de elementos a serem explorados nesta edição, que oferecerá sua leitura da vida, que adentrará seus silêncios, dores e alegrias.

Curador: Alexandre L’Omi L’Odò

Jurema Sagrada

Eis que a fumaça da Ciência Mestra traz até você uma possibilidade de conferir e aprofundar-se no universo da tradição da Jurema Sagrada.

blank

11ª Edição – Jurema Sagrada

Esta publicação, tem a missão de tornar o tema mais acessível à todas e todos, trazendo para o centro do debate das ciências da religião, da história, da antropologia, da sociologia e do debate livre do povo de terreiro

blank

A ciência da Jurema e a Jurema na ciência: implicações éticas e políticas

Em relação à Jurema, há desafios ainda maiores a vencer. Invisibilizada e sem o destaque social, político e acadêmico que o Candomblé e a Umbanda tiveram, a Jurema teve uma inserção tardia na academia, sendo frequentemente considerada apenas um culto paralelo, sem autonomia ou estatuto de religião.

blank

A Jurema Sagrada e a decolonização do saber

Essa ciência a qual ela se reporta está associada aos lugares de produção de saber recorrentemente desconsiderados ou colocados em questão pelo empirismo que os marcam.

blank

Sementes miudinhas lá no pé do juremá: A ciência ancestre da Jurema Sagrada como ferramenta educacional para as crianças de axé

A ciência ancestral herdadas dos povos originários (índios e africanos) permitiu que esta religião, e todo o seu complexo cultural, pudesse ser utilizada como ferramenta de formação educacional para as crianças pertencentes às comunidades de terreiros, possibilitando o aprendizado da concepção de cidadania e de direitos e deveres desde muito cedo.

blank

Mestre Zé Pilintra – breves reflexões catimbozeiras

De repente, baixa Malunguinho, autoridade máxima da Jurema Sagrada. Chamado de Reis, no plural mesmo, rompe não só com a singularidade, mas com as fronteiras das atribuições específicas ao ser símbolo coletivo e concomitante, também, de trunqueiro, caboclo e mestre.

blank

O espaço Sagrado do corpo na Jurema

Um espaço construído a partir de investimentos simbólicos e materiais que tem como principal função mediar o contato entre o mundo dos homens e o mundo místico no qual vivem os mestres, mestras, reis, encantados, caboclos, pretos-velhos e outros espíritos desencarnados.

blank

A mística da Jurema Sagrada

Em um mundo cada vez mais plural, que permite a convivência de tantos modos de crer, é preciso defender com criticidade e generosidade a própria fé, superando a intolerância e o racismo religioso.

blank

Alhandra, Acais, Memória e Patrimônio

A jurema e os/as juremeiros/as, no entanto, que resistiram durante séculos à violência física e simbólica, continuam sua desobediência frente ao sistema-mundo moderno, que se opõe a tudo relacionado à espiritualidade e sacralidade das comunidades negras e indígenas

EXPEDIENTE

A Senso é uma revista bimestral voltada à temática do senso religioso contemporâneo sob o olhar de múltiplas áreas do saber, tendo como referencia os Estudos Religião.

ISSN 2526-589X

EDITOR CORPORATIVO

Jonathan Félix de Souza
Rua Aquiles Lobo, 567/704
Floresta – Belo Horizonte/MG
CEP: 30150-160

CONSELHO EDITORIAL

Dr. Flávio Senra
Dr. Jonathan Félix de Souza
Dr. Sandson Rotterdan

Idioma: Português