O 12º número da Revista Senso assume uma atmosfera reflexiva em relação à noção de ideologia.
“Ideologia?” Religião… Diversidade Sexual e de Gênero
Vivemos em tempos sombrios. A marcação desses dias obscuros se dá, sobretudo, através da desinformação e por meio da construção de uma atmosfera do medo direcionado às diferenças. Nessa discussão, a Revista Senso cumpre, com seriedade e clareza, um dos seus principais objetivos: iluminar a realidade através de análises profundas e críticas.
Seguindo seu propósito de promover o diálogo entre as Ciências da Religião e outras áreas, campos e epistemologias, e buscando fugir do lugar comum, essa 12ª edição da Revista Senso traz como reflexão os encontros e desencontros entre Religião e Diversidade Sexual e de Gênero.
A relação entre questões de gênero e sexualidade e religião e teologia tem sido um…
Para além da questão sexual, as religiões sempre exerceram influência ideológica sobre o comportamento e sobre a compreensão das relações humanas no contexto do tecido social, verdadeiro controle político, por meio de dogmas e códigos morais.
A expressão ‘teologia feminista’ é no Brasil, bastante desconhecida, sobretudo nos meios populares e nos meios que têm pouco interesse em relação a questões relativas às religiões.
Em resumo, o casamento surgiu como um meio para garantir a manutenção do patrimônio e a sucessão, caracterizado pela subordinação da mulher ao homem.
Ao pesquisar as Relações de Gênero, apresenta-se: a coragem de Pais e Mães de Santo quanto à implantação dessa cultura numa região de brancos, católicos, e de outras religiões cristãs…
Em tempos de invisibilização e de silenciamento das vozes que ecoam dos espaços de resistência, este texto surgiu como uma tentativa de dar voz e de fazer ouvido a situação das igrejas inclusivas no Brasil…
A forma de se professar a fé não pode, e nem deve, incitar ao ódio e à violência.
O interesse pelo tema da sexualidade e do gênero e suas intersecções com o fenômeno da vida religiosa na sociedade brasileira já completou duas décadas…
Exus e pombas-gira são figuras presentes não só nos culto-afro brasileiros, como também, no imaginário religioso nacional, aparecendo também nas igrejas neopentecostais, com outra interpretação.
Assistimos nos últimos anos à emergência de um discurso reacionário que, entre outras coisas, afirma…
A laicidade é um princípio institucional de harmonia entre todos os seres humanos fundada sobre o que os une, e não sobre o que os separa.
Portanto, cabe questionarmos: se gestos e atos de fala podem realizar a transubstanciação do pão em corpo de Cristo, por que não poderiam também participar ativamente da performatividade histórica da suposta verdade dos gêneros e da sexualidade?
Ao contrário de outros credos, o judaísmo não crê numa relação vertical entre o divino e o ser humano, em que D’us estaria acima de suas criaturas; mas sim numa relação horizontal.
Entender que as situações fomentadas pela aversão às minorias de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneras, Intersexos, Queer, Assexuais…
Atualmente nós somos atravessados por disputas políticas que desejam o monopólio representativo sobre a realidade.
A Educação tem sido campo de disputa discursiva, envolvendo as questões de gênero, sexualidade e moralidade, de maneira mais acentuada, desde a década de 1990.