Diversidade religiosa em quadrinhos na Amazônia

Diversidade religiosa em quadrinhos na Amazônia
26 de novembro de 2019 João Vinicius Marques Gaia e Marcos Vinicius de Freitas Reis Freitas Reis

Plano de Aula

Diversidade religiosa em quadrinhos na Amazônia

João Vinicius Marques Gaia
Marcos Vinicius de Freitas Reis

Flickr Lidyanne Aquino

Objetivo

Compreender a diversidade religiosa como uma riqueza cultural brasileira a ser valorizada e respeitada.

Metodologia

Com os alunos sentados em círculos, iniciar a aula perguntando sobre qual é a religião de cada um. Possuem algum, ou não? Conhecem alguma outra religião que não seja a cristã (catolicismo ou protestantismo)? Quais outras?

Apresentar o Atlas de Filiação Religiosa e Indicadores Sociais da região amazônica, com dados do IBGE, para que os alunos percebam a diversidade religiosa existente na Amazônia.

Confrontar as informações do Atlas com os dados do Censo de 2010, percebendo assim que além de diversidade há também dinamismo religioso na região. (https://censo2010.ibge.gov.br/apps/atlas/)

Apresentar o vídeo Iansã e seu Segredo.  Perguntar aos alunos sobre os personagens que aparecem na animação. Quem é Iansã? Quem é Ogum? O que são orixás?

Em seguida mostra o vídeo sobre a festa de São Tiago, na cidade de Mazagão, no Amapá. Ressaltar as ligações da festa aos conflitos religiosos entre cristãos e mouros na África. Perguntar aos alunos que outras festas religiosas eles conhecem e se sabem se essas festas possuem influências de outras religiões.

 

Por fim, pedir aos alunos que em dupla a elaborem uma história em quadrinho onde os personagens dos dois vídeos (Iansã, Ogum e São Tiago) possam se encontrar, entrarem em conflito, mas descobrirem meios de viverem juntos com respeito e tolerância.


Referências
IBGE. Atlas do Censo demográfico 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/apps/atlas/
JACOB, Cesar Romero. Atlas de filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil. Editora PUC, RJ; Editora Loyola, SP; 2003.
PANTOJA, Vanda. Amazônia: terra de missão bispos ultramontanos e missionários protestantes na Belém do século XIX. In: Debates do NER, Porto Alegre, ano 13, n. 21 p. 95-122, jan./jun. 2012.
RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro. Como usa histórias em quadrinhos na sala de aula. 4ª ed. Editora Contexto, São Paulo, 2014.