As reflexões que compõem esta edição da Revista Senso são oriundas da seleção dos textos mais destacados que foram apresentados no Minicurso de Verão: “O que é o princípio pluralista”.
Princípio Pluralista: aplicações
As reflexões que compõem esta edição da Revista Senso são oriundas da seleção dos textos mais destacados que foram apresentados no Minicurso de Verão: “O que é o princípio pluralista”, oferecido por mim pela Internet. As pessoas inscritas foram desafiadas a produzir um pequeno e sintético texto após terem contato com as videoaulas, articulando os conteúdos ali explorados com suas pesquisas e temas de interesse. O que resultou foi uma variedade de ênfases, perspectivas e preocupações.
Objetivo do Grupo Interinstitucional de Pesquisa “Espiritualidades, pluralidades e diálogos”, que vem se reunindo como Grupo de Trabalho (GT) desde 2008, atuando nos congressos mais destacados da área de Ciências da Religião e de Teologia no Brasil.
O princípio pluralista é uma perspectiva interpretativa, conceitual e metodológica proposta por Claudio Ribeiro para refletir a religião. Ele é fundamentado na teologia latino-americana da libertação, em teologias protestantes e nos estudos culturais decoloniais.
o princípio pluralista escancara a necessidade de redefinir as bases teóricas sob as quais temos pensado o fenômeno religioso na América Latina.
O desafio epistemológico que se apresenta ao cientista da religião nos dias de hoje diz respeito ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de recursos teórico-metodológicos capazes de lidar com o problema da alteridade do outro diante do fenômeno religioso.
Por meio da abordagem transdisciplinar, pode-se explorar a inter-relação entre a experiência de fé e outras áreas da vida, como política, economia, educação, meio ambiente, arte, cultura e saúde, para citar alguns exemplos.
O entrelugar se constitui como um de seus pilares, uma vez que permite ultrapassar fronteiras e estabelecer pontes entre os temas da vida.
Nessa perspectiva, é pertinente trilhar os caminhos pelas vias do princípio pluralista, que objetiva ser um agente facilitador na compreensão da pluralidade religiosa e de aspectos antropológicos de grupos considerados e tratados como subalternos.
Temos percebido em nossos trabalhos de pesquisa, tanto os de natureza teórica quanto os práticos, que, diante das questões que ebulem da complexidade de nosso arranjo existencial, a narcísica estrutura ontológica advinda do “mito da modernidade” figura de forma preponderante.
O princípio pluralista abre as portas para um novo olhar acerca da alteridade, que sai de sua conceituação como uma qualidade do ser, mas se transforma em um encontro do ser com a sua divindade, com a natureza, com a história e, primeiramente, consigo mesmo.
Como sair de uma prática missionária cristã autorreferencial, com tendências colonizadoras, para uma prática missionária de forma dialógica, inclusiva e plural?
Estas reflexões pretendem retratar o que representa o conceito de jihad no islã a partir de uma categoria específica: O jihad maior.
A diversidade sociocultural é, portanto, o local onde as convergências devem se fortalecer, e as diferenças, ressaltadas, produzindo uma sociedade na qual os direitos individuais e dos grupos sejam respeitados, e as características específicas, celebradas.
No Brasil, a disciplina de Ensino Religioso permanece alvo de diversas discussões e muitos mal-entendidos historicamente construídos e enraizados.
Assim, quando se fala em Ensino Religioso Escolar, deve-se absorver os ensinamentos de Freire e incluir outros métodos e formas mais específicas de análise e desenvolvimento.