Durante muito tempo, compreendeu-se as juventudes no singular, como se fossem uma, o que não representava essa diversidade, pois as juventudes são muitas.
Juventude e religião: o que há de novo?
A partir de distintos lugares, a edição traz vozes de jovens de matrizes religiosas, que são algumas das múltiplas vozes que nos fornecem elementos essenciais que, combinados, nos possibilitam compreender esse grande mosaico do senso religioso das juventudes.
Ao falar de juventude podemos observar com mais clareza mudanças mais amplas da sociedade, por isto mesmo são os/as jovens que nos permitem visualizar o que vem se modificando no interior movimentado campo religioso brasileiro.
Em 1927, meus bisavós, Soshichi Tada e Suke Tada, vindos de Hokkaido, extremo norte do Japão, desembarcaram no porto de Santos, depois de muito tempo a bordo do navio Wakasu Maru.
A minha busca por autoconhecimento e por um Deus que está em tudo e que transcendesse os problemas e dificuldades da mente humana começou cedo.
Classificar a Jurema não é tarefa fácil. Para explica-la de forma detalhada, seria necessário um texto de muitas laudas. Aqui, de forma muito resumida, introduzirei este tema.
Esse texto aborda a realidade do/a Jovem Espírita. Nele não há qualquer pretensão de esgotar esse assunto. Ao contrário, o seu principal interesse, além de divulgar as ações e a movimentação da juventude espírita, é de expressar a diversidade que envolve a proposta.
A Pastoral da Juventude no Brasil, por exemplo, resiste. Resiste em várias frentes e, pela necessidade de resistir, aprendeu a falar bastante de Identidade, no seio da Igreja, a qual pertence: a Católica.
Fui criado, como a maioria das/os brasileiras/os, no seio de uma família com fortes raízes católicas. Minha educação foi atravessada pelos princípios cristãos, mesmo que já um pouco abalados pelo tempo.
É preciso reconhecer Deus (es) também como negro (s). Esse processo é libertador e transformador.
São cada vez mais comuns notícias, revistas, desfiles que trazem à moda referências africanas como tendência.
Não é sua idade que fará a sua fé, mas seu conhecimento e sua vontade de vivê-la. E somente essa troca de experiências é que poderá dar mais energia, mais respeito, mais vida.
Dialogar nunca foi tão desafiador. Neste contexto, o ecumenismo surge como a possibilidade de traçar caminhos e alternativas imprescindíveis para a construção de uma sociedade justa e igualitária.