Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém (Paulo Freire), nem a religião. Pode parecer estranho começar o editorial …
Educar para a cidadania: e a religião com isso?
Com a presente edição, a Senso, como vem fazendo neste seu um ano de existência, toma partido, sem deixar de expor lados. E o partido que toma é de uma educação libertadora, capaz de educar sujeitos autônomos e que saibam se solidarizar com a dor do que sofre, com a dor daquele que é privado de seus direitos fundamentais.
O título deste artigo pode provocar no leitor um aparente movimento pendular, característica das nossas sociedades atuais.
A histórica relação entre a religião, sobretudo Católica, com a educação brasileira será o foco central deste artigo.
Retorno a neo-confessionalismos em nome de uma sociedade homogênea ou a compreensão de uma escola democrática e laica para uma sociedade plural
Você conhece os pontos de vista do Ensino Religioso? Veja argumentos contra e a favor.
É hora de uma revolução profética e esperançosa no fazer pedagógico das escolas que se configure como resistência.
Nesta edição, a Senso entrevistou Analise da Silva, Pedagoga e Historiadora. Mestre e Doutora em Educação pela UFMG.
Vivemos em uma transição de época civilizacional. Alguns pensam mesmo que uma mudança de era geológica (antropoceno, ou seja, uma transformação da terra provocada pelo ser humano).
Que tipo de inteligência desenvolver para superar a violência e dar conta de conviver com as múltiplas faces das verdades construídas?
Em 2004, o filme A Vila do diretor M. Night Shyamalan trouxe entre tantas outras, uma reflexão sobre como temos conduzido a educação moral até os tempos atuais.
Comumente somos levados a pensar que nós sabemos dialogar.
Essa temática, será programada, sistematizada, processual e coerente com a BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR dentro área das Ciências das Religiões, que entende que o ser humano se constrói a partir de um conjunto de relações tecidas em determinado contexto histórico-social, em um movimento ininterrupto de apropriação e produção cultural.