EDIÇÃO 02

Reformar a Reforma? Agora são outros 500

Reformar a reforma (?) é a provocação de fundo dessa nova edição e que perpassa nossos artigos. Convidamos às leitoras e leitores que se aventurem a reformar, revolucionar perspectivas sem dar uma única palavra que seja final.

blank

O protagonismo das mulheres na Reforma Protestante

“Quando falamos em Justiça de Gênero, necessariamente devemos tocar nas espinhosas formas de poder que permeiam as relações entre as pessoas, homens e mulheres.”

blank

É hora de uma nova reforma: a íntima!

Os sentimentos de inquietude e de insatisfação que estiveram no cerne do movimento de Reforma dos protestantes, também podem ser percebidos até os dias de hoje, nas religiões de matriz africana.

blank

Lambuzar-se na Fé e Crescer na Espiritualidade

A espiritualidade é uma dimensão profunda do ser humano, um mistério a ser experienciado e desenvolvido ao longo da nossa jornada coletiva e individual, podendo ser rasa ou profunda, isso depende do nível de permissão e dedicação que cada pessoa faz.

blank

A Reforma da Música / A Música da Reforma

Em um mundo dividido entre pecado e virtude, sacro e profano, clero e povo, na música esta divisão se dava em música de rua e música de igreja.

blank

Entendendo o Sincretismo

Nos dicionários da língua portuguesa, o verbete “sincretismo” significa, filosoficamente, um sistema que combina os princípios de diversos sistemas, ou um amálgama de concepções heterogêneas.

blank

Reforma Protestante: o fracasso de uma teologia?

A reforma protestante ocorreu no século XVI e foi um movimento decorrente de uma grave crise espiritual que se abatia sobre a Igreja Católica naquele contexto. As pessoas, de forma geral, não encontravam realização e satisfação em sua prática religiosa.

blank

Reformar a Reforma? Agora são outros 500

Pensar os 500 anos da Reforma significa, antes de tudo, rever a ideia de uma única Reforma e, quem sabe, rever o próprio conceito de Reforma como “instituição”.

EXPEDIENTE

A Senso é uma revista bimestral voltada à temática do senso religioso contemporâneo sob o olhar de múltiplas áreas do saber, tendo como referencia os Estudos Religião.

ISSN 2526-589X

EDITOR CORPORATIVO

Jonathan Félix de Souza
Rua Aquiles Lobo, 567/704
Floresta – Belo Horizonte/MG
CEP: 30150-160

CONSELHO EDITORIAL

Dr. Flávio Senra
Dr. Jonathan Félix de Souza
Dr. Sandson Rotterdan

Idioma: Português