Uma capacidade humana de se perceber, se situar, se integrar (consigo, com outro e o mundo) e se comprometer com o meio em que vive, criando projetos de vida abertos, inacabados em constante processo de construção.
A espiritualidade vem sendo tema de estudos em diferentes áreas do conhecimento. O que antes era ligado apenas às instituições religiosas, hoje já ultrapassou essas fronteiras.
Muita gente ainda se surpreende com o fato de um monge e teólogo como Marcelo Barros escrever romances. Até aqui ele escreveu quatro, sempre ligados às culturas negras e indígenas, ou ao desafio do diálogo entre culturas.
Que tipo de inteligência desenvolver para superar a violência e dar conta de conviver com as múltiplas faces das verdades construídas?
É preciso todos os dias refletir sobre nossa espiritualidade, nosso jeito de ser e agir no mundo, e a presença de Deus constante em cada um e cada uma.
Entrevista com Áurea Carolina Nesta edição, a Senso entrevistou a Áurea Carolina, Cientista Social e…
No desenvolvimento da nossa espiritualidade temos que ter muito cuidado para não viver na superficialidade, no fechamento em si mesmo ou no fechamento institucional.
A espiritualidade é uma dimensão profunda do ser humano, um mistério a ser experienciado e desenvolvido ao longo da nossa jornada coletiva e individual, podendo ser rasa ou profunda, isso depende do nível de permissão e dedicação que cada pessoa faz.
Falar de espiritualidade é um grande desafio, pois a palavra traz uma carga histórica com significados e predefinições, principalmente em uma sociedade predominantemente cristã.