Now Reading
A epistemologia das ciências da religião: pressupostos, questões e desafios

A epistemologia das ciências da religião: pressupostos, questões e desafios

O Grupo de Pesquisa Religião e Cultura, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas, lançou no dia 02 de outubro, durante o evento II Jornada Científica 2020 promovido pela PUC –Campinas, PUC Minas, PUC Paraná e pela UFJF o livro A EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: PRESSUPOSTOS, QUESTÕES E DESAFIOS.

O livro foi organizado pelos professores Fabiano Campos, Flávio Senra e Tatiane Almeida e conta com capítulos de autoria dos organizadores e dos professores Paulo Agostinho Baptista, Ana Ester Pádua, Eduardo Gross, Frank Usarski, Luiz Henrique de Araújo Dutra, Eduardo Cruz, Amauri Carlos Ferreira e Pierre Gisel.

 A obra é resultado dos trabalhos desenvolvidos ao longo do V Colóquio do Grupo de Pesquisa, realizado em 2017, cuja proposta foi realizar um diálogo científico-acadêmico sobre a temática acerca da epistemologia das Ciências da Religião. Tratou-se, pois, de trazer ao debate os pressupostos, fundamentos e problemas, de ordem propriamente epistemológica, que se impõem às chamadas Ciências da Religião desde o seu próprio âmbito interno, à medida que se propõe abordar a realidade dita religiosa com os pressupostos e com o arcabouço teórico-metodológico da ciência moderna.

Vale ressaltar que o presente trabalho é parte dos esforços do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura em colocar em marcha um conjunto de atividades (palestras, seminários, colóquios, entrevistas, publicações) com o objetivo de manter ativo o debate sobre a fundamentação da disciplina que, no Brasil, majoritariamente é nomeada como Ciências da Religião. Esse movimento articulado se integra a outros esforços realizados por diversas pessoas que compõem a área de Ciências da Religião e Teologia na CAPES.

A realização do V Colóquio do Grupo procurou dar continuidade aos eventos de mesmo teor, que vêm sendo realizados anualmente, desde 2013. São eventos que têm se mostrado como um espaço significativo de debates, reflexões e diálogos.