SEJA ASSINANTE APOIADOR(A)

SEJA ASSINANTE APOIADOR(A)

Apoie a produção de conteúdo gratuito

Editorial – Ciências da Religião: o que é isso, afinal?

Editorial – Ciências da Religião: o que é isso, afinal?
24 de novembro de 2020 Sandson Rotterdan e Jonathan Félix De Souza

A Revista Senso nasceu de um sonho, que é, ao mesmo tempo, um desafio: levar o conhecimento produzido pelas Ciências da Religião para além dos leitores especializados, interessados na pesquisa acadêmica; ser uma revista de divulgação científica de uma área pouco conhecida no Brasil. Assim, em abril de 2017 lançamos nosso primeiro número, sem ter muita noção de como este sonho se ampliaria.

Uma das ampliações desse sonho foi a criação da Editora Senso, no ano de 2018, com o lançamento da obra “Conversa com o Evangelho de Marcos”, do teólogo Marcelo Barros. De lá para cá, foram mais 18 números da Revista e 20 livros com o interesse maior de democratizar acessos, potencializar e visibilizar novos autoras e autores e divulgar conhecimento.

O ano de 2020, com todas as dificuldades que nos foram impostas pela pandemia da COVID 19, é um ano marcante para as Ciências da Religião, para a Revista e Editora Senso. Para as Ciências da Religião, porque este ano comemora-se os 150 anos das conferências que Max Müller proferiu a conferência “Introdução à Ciência da Religião”, que marca a criação desse campo científico ao qual nos dedicamos. Para a Revista Senso é um ano especial, porque trazemos às leitoras e leitores reflexões que pretendem dizer ao público não especializado e que, no entanto, se interessa sobre nossa área de conhecimento, todo um número dedicado a responder “Ciências da Religião: o que é isso, afinal?”. Este número foi construído por múltiplas mãos de hábeis pesquisadoras e pesquisadores, sob a curadoria da Professora Tatiane Almeida, que faz parte do conselho editorial e é doutoranda em Ciências da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Para a editora Senso foi um ano de muitos desafios, com o lançamento de uma nova coleção “teologia e religão de bolso”, cuja primeira série de livros, “Ensaios Teológicos Indecentes” ficou a cargo do Professor André Musskopf; com o lançamento do livro “Religião, espiritualidade e saúde: os sentidos do viver e do morrer”, sob a organização da professora Carolina Teles Lemos e do Professor José Reinaldo F. Martins Filho, da PUC Goiás; do livro “CEBs: Fundamentos e desafios”, organizado pela Professora Solange Rodrigues, do ISER assessoria. Não bastasse esses lançamentos, muitos deles disponibilizados gratuitamente, lançamos a obra “Introdução à Ciência da Religião”, de Max Müller, na coleção “Clássicos da Ciências da Religião”, que está sob a coordenação do Professor Flávio Senra.

Esta publicação da obra de Müller, inédita no Brasil, foi trabalho de muitas mãos, docentes e discentes do Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da PUC Minas. A obra foi traduzida pelo Prof. Brasil XXX, doutorando em Ciências da Religião, revisada pelo Prof. Carlos Caldas e comentada pelo Prof. Fabiano Campos.

O ano de 2021 já se apresenta como um ano de muitos desafios para a Revista e para Editora Senso. Nossa equipe está empenhada em continuar com o excelente trabalho editorial que viemos fazendo ao longo desses anos da revista e da editora, bem como estamos trabalhando em novidades para o próximo ano, sempre com o nosso intuito maior de tornar o conhecimento acessível ao maior número de pessoas, sendo elas pesquisadoras ou não das Ciências da Religião.

Queremos agradecer a todos os apoiadores que conosco constroem e possibilitam que a Revista Senso continue seu serviço na sociedade e convidamos a você, que ainda não é um apoiador que o seja, para que possamos aprimorar nosso trabalho.

A todas as leitoras e leitores desejamos boas festas e que o próximo ano seja melhor que este que finda.

O próximo número da Revista Senso será para Fevereiro de 2021! Durante este tempo nos dedicaremos à construção das novidades.

Com gratidão a todas e todos por este ano,

SEJA ASSINANTE APOIADOR(A): Apoie a produção de conteúdo gratuito

APOIE A SENSO
Inscreva-se na newsletter da Revista Senso e receba as novidades exclusivas em seu e-mail!