Now Reading
19ª Edição Revista Senso

19ª Edição Revista Senso

A Revista Senso propõe, no presente número, a reflexão sobre a disciplina que orienta a sua atuação. Desde o seu nascimento, a Revista Senso se identificou como magazine que se pensa e pensa a religião a partir da disciplina que é majoritariamente reconhecida no Brasil como Ciências da Religião. Em particular, a nossa publicação se concentra na abordagem a partir da subárea Ciências da Religião Aplicada. Dessa forma, a Revista Senso tem marcado a sua posição no cenário nacional, ou seja, ao pensar sobre os fatos religiosos, a revista problematiza e reflete as relações entre os fenômenos religiosos concretos e os espaços público e privado.

A presente edição traz ao debate o tratamento crítico da construção da identidade da disciplina Ciências da Religião e sua importância no campo científico-acadêmico e social.

Como destacam os especialistas da nossa disciplina, a Ciência da Religião é uma disciplina autônoma, dedicada à abordagem empírica e sistemática de fatos religiosos concretos, de perfil não normativo. Esse entendimento atravessa o último século e meio de consolidação da disciplina em nível internacional, e mais recentemente nos últimos cinquenta anos em nosso país, período em que, consideradas as abordagens metodológicas interdisciplinares, a disciplina, em sua delimitação teórico-metodológica dialoga e se enriquece na intersecção com outras áreas do conhecimento e com as suas respectivas disciplinas “… da religião”. Tal processo, contudo, não elimina de forma alguma a tarefa de construção de sua identidade própria como disciplina. Desse modo, enfatizamos a compreensão das Ciências da Religião como disciplina autônoma cuja metodologia se orienta pela interdisciplinaridade.

O presente número aborda questões que privilegiam o debate com diferentes perspectivas de compreensão acerca da temática “O que é Ciências da Religião?” e sua destinação social.

O momento atual é considerado oportuno e comemorativo cuja reflexão se dá em um momento em que a disciplina Ciências da Religião comemora o lançamento da obra Introduction to the Science of Religion [Originalmente publicada no ano de 1882 em Oxford] que foi traduzida para o português, cuja autoria pertence ao fundador da disciplina, o filólogo Max Müller.  A obra foi recentemente publicada pela Editora Senso e faz parte da Coleção Clássicos em Ciência da Religião, cujo organizador é o Prof. Flávio Senra. O livro conta com introdução e comentários críticos Prof. Fabiano Victor Campos e foi traduzido pelo Prof. Brasil Fernandes de Barros. A revisão da tradução ficou a cargo do Prof. Carlos Caldas. Conforme destaca o organizador da coleção “o público em geral e o público formado por especialistas poderão acessar textos que, segundo a trajetória da disciplina, trazem à luz não apenas os princípios teórico-metodológicos que a fundamentam, mas também a demarcação contextualizada dos temas, interesses e perspectivas de análise da religião.” Ou seja, um marco histórico para as Ciências da Religião no Brasil!

 leia também

Somando a leitura desta edição, convido nossos leitores e leitoras a assistir também ao Programa Religare – Conhecimento e Religião, projeto de extensão do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas, intitulado  O que é Ciência da Religião.

No mais, esperamos propiciar à sociedade através do presente número da Revista Senso, informações e reflexões acerca da disciplina Ciências da Religião. Esperamos contribuir com a sua consolidação no cenário acadêmico nacional e internacional.