PLANO DE AULA

Foto: Lidyanne Aquino
Objetivo
Compreender a diversidade religiosa como uma riqueza cultural brasileira a ser valorizada e respeitada.
Metodologia
Com os alunos sentados em círculos, iniciar a aula perguntando sobre qual é a religião de cada um. Possuem algum, ou não? Conhecem alguma outra religião que não seja a cristã (catolicismo ou protestantismo)? Quais outras?
Apresentar o Atlas de Filiação Religiosa e Indicadores Sociais da região amazônica, com dados do IBGE, para que os alunos percebam a diversidade religiosa existente na Amazônia.
Confrontar as informações do Atlas com os dados do Censo de 2010, percebendo assim que além de diversidade há também dinamismo religioso na região. (https://censo2010.ibge.gov.br/apps/atlas/)
Apresentar o vídeo Iansã e seu Segredo. Perguntar aos alunos sobre os personagens que aparecem na animação. Quem é Iansã? Quem é Ogum? O que são orixás?
Em seguida mostra o vídeo sobre a festa de São Tiago, na cidade de Mazagão, no Amapá. Ressaltar as ligações da festa aos conflitos religiosos entre cristãos e mouros na África. Perguntar aos alunos que outras festas religiosas eles conhecem e se sabem se essas festas possuem influências de outras religiões.
Por fim, pedir aos alunos que em dupla a elaborem uma história em quadrinho onde os personagens dos dois vídeos (Iansã, Ogum e São Tiago) possam se encontrar, entrarem em conflito, mas descobrirem meios de viverem juntos com respeito e tolerância.
Referências