Religiões: aprendemos e fazemos
PLANO DE AULA
Classificação: Ensino Fundamental I
Justificativa
A impressão que as crianças têm é que o mundo da cultura existe desde sempre. A função da educação é ajudar esses alunos a se construírem como cidadãos que dialoguem com a realidade que os cerca. Daí a importância de se trabalhar com os alunos que religião é coisa que herdamos dos nossos antepassados, mas que ela é também uma construção que ajudamos em seu eterno acabamento.
Objetivos
- Reconhecer a religião como fenômeno cultural.
- Reconhecer que a religião é construída historicamente.
Metodologia:
1 – Na aula anterior, pedir aos alunos que perguntem em casa e registrem no caderno: Por que nossa família tem essa religião? Caso a família não tenha pertença religiosa declarada ou se houver casos de ateísmo, é importante também trazer esses dados.
2- Ouvir os resultados das pesquisas dos alunos. Após essa audição, o educador leva a questão para os alunos: por que você tem essa religião?
3- O professor pode trabalhar com a obra Amigos de Fé, de Monique Gilbert, que trata das religiões monoteístas. Mostrar para os alunos como as pessoas de cada religião vive seu dia. Apesar de o livro ter saído do catálogo da editora, é facilmente encontrado para compra na internet. A história pode ser contada de forma lúdica para as crianças. (GILBERT, Monique. Amigos de fé: para responder às perguntas das crianças sobre as religiões. São Paulo: SM, 2006)
4 – Após contar como as pessoas passam o dia em suas religiões, dialogar com os alunos sobre os costumes religiosos que eles praticam diariamente e com quem os aprendeu. Comparar as práticas religiosas diferentes. Ajudar os alunos a perceber que a diversidade religiosa é uma riqueza.
5 – Fazer o seguinte registro no caderno:
Ao mesmo tempo que herdamos a religião de nossos pais, ou seja, aprendemos a ser religiosos e ter crenças, nós continuamos a tradição que recebemos e, a cada vez que praticamos, fazemos essa religião mais viva. Todos nós, com nossas práticas religiosas, aprendemos e ensinamos e dessa forma, contribuímos para que a religião continue existindo.
É muito importante reconhecer que há diversas tradições religiosas e que as pessoas que praticam as religiões devem ser respeitadas.
Editor chefe da Revista Senso, filósofo, teólogo, doutorando e mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas. Pesquisou o senso religioso dos sem religião a partir da noção de cristianismo não religioso de Gianni Vattimo.