Religião e Morte
Que a leitura possa ajudar nossas leitoras e leitores a refletir sobre sua própria finitude e construir uma vida boa e feliz antes que o limite derradeiro nos ceife.
Curadoria: Rodrigo Oliveira Santos
Editorial 14ª Edição
- by Sandson RotterdanNos artigos da presente edição, a Revista Senso quer recolher os vestígios que as religiões deixam em nossas culturas e que nos ensinam a lidar com o limite dos limites, a morte.
Sandson RotterdanQuestões legais sobre o fim da vida
O direito de sepultar é algo cotidiano, porém, como a morte ainda é um tabu em nossa sociedade, poucos juristas se propõem a estudar tal temática por ela ser ainda vista como depressora ou macabra.
Pluma Samanta Anhelo Corêcha Da CostaA morte escancarada e o papel das religiões
A educação e as escolas têm ficado de fora de reflexões maiores acerca da morte e de suas consequências, especialmente da morte escancarada.
Rodrigo Oliveira Dos SantosEntre idas e vindas: o pós-morte nas religiões
A vida após morte ocupa ainda hoje um espaço de destaque em diversas tradições religiosas, que interpretam esse acontecimento não somente como um rito de passagem…
Adriana Maria Ramos de OliveiraA morte e a religião
- by José Antonio MangoniA morte é uma realidade que assusta, ou dá esperanças; que oprime ou faz prosseguir; que se apresenta como a grande interrogação diante da qual imagina-se, inventa-se ou se crê em uma possível resposta.
José Antonio MangoniA ancestralidade no pós-morte
Em várias partes do globo, os antepassados ou ancestrais são venerados e até mesmo divinizados por seus sucessores.
Rafael Monteiro dos SantosRessurreição e reencarnação
Existe diferença entre o conceito de ressurreição e reencarnação, apesar de ambas indicarem um retorno à existência, enquanto que na ressurreição a pessoa retorna com a mesma vida que possuía até a morte.
Maiko de Jesus Martins MeloAs religiões chinesas e a morte
As religiosidades chinesas se caracterizam em maior ou menor grau por: 1) culto e veneração aos ancestrais 2) crença em um mundo sobrenatural, deuses e espíritos que se relacionam com o mundo humano.
Edilson Borges VulcâoA morte nas religiões Ayahusqueiras
Num contexto religioso, a ayahuasca é consumida a partir de três matrizes religiosas: Santo Daime, União do Vegetal e Barquinha. E, em cada linha ayahuasqueira, a “morte” é concebida de uma forma distinta.
Elaine Costa Honorato e Patrick Walsh NettoO psicopedagogo e a morte na escola
A escola como parte importante da sociedade, não é responsável apenas pela transmissão de conteúdo, mas também pela formação de cidadãos, e precisa encarar esse tema.
Kelvinn Modesto Carvalho Barbosa e Maria Jarina de Souza ManoelEducação para a morte: a contribuição do ensino religioso
O Ensino Religioso não pode ser mais visto como um veículo que transporta uma crença, sentido existencial ou o encontro com o religioso.
Sérgio Junqueira e Rodrigo Oliveira SantosA interpretação das religiões sobre o suicídio: algumas considerações
Nesse sentido, iniciaremos uma reflexão sobre como as diferentes religiões concebem a ideia de morte mais direcionada ao suicídio tendo como base os principais textos sagrados referentes a cada religião abordada…
Milena Maria De Sousa Silva e Rosiane Barbosa FerreiraVida e morte: concepções de pós-morte
Abordar a temática da morte na escola é algo que vai provocar muitas reações, ainda mais em se tratando do pós-morte.
Rodrigo Oliveira Dos Santos