Jurema Sagrada
Seus rituais, seu panteão, seus terreiros, os juremeiros e juremeiras, a história e a repressão, a culinária, a concepção cosmológica e sua cosmogonia, sua hierarquia e estética, sua relação com o mundo e com a submissão de religião dos oprimidos, formam um conjuntos de elementos a serem explorados nesta edição, que oferecerá sua leitura da vida, que adentrará seus silêncios, dores e alegrias.
Curador: Alexandre L’Omi L’Odò
Apresentação Edição Jurema Sagrada
- by RedaçãoEsta publicação, tem a missão de tornar o tema mais acessível à todas e todos, trazendo para o centro do debate das ciências da religião, da história, da antropologia, da sociologia e do debate livre do povo de terreiro
RedaçãoEditorial 11ª Edição – Jurema Sagrada
Eis que a fumaça da Ciência Mestra traz até você uma possibilidade de conferir e aprofundar-se no universo da tradição da Jurema Sagrada. Artigos de autores e autoras das mais diversas áreas e níveis acadêmicos, esta edição oferece um amplo debate sobre essa religião de matriz indígena do Nordeste brasileiro.
Alexandre L’Omi L’OdòA ciência da Jurema e a Jurema na ciência: implicações éticas e políticas
Em relação à Jurema, há desafios ainda maiores a vencer. Invisibilizada e sem o destaque social, político e acadêmico que o Candomblé e a Umbanda tiveram, a Jurema teve uma inserção tardia na academia, sendo frequentemente considerada apenas um culto paralelo, sem autonomia ou estatuto de religião.
Camilo de Lélis Diniz de FariasA Jurema como Movimento Social: o protagonismo do Quilombo Cultural Malunguinho
Segundo a literatura acadêmica, Jurema é o nome atribuído tanto à bebida feita a partir de uma árvore de mesmo nome (bebida essa que pode ser ingerida em rituais de comunidades indígenas
Marcus Vinícius BarretoJurema Sagrada em Alagoas. O juremeiro Alex Gomes e a Fazendinha de Zé da Pinga.
Nesta primeira fase da vida espiritual Alex Gomes conviveu com muitas entidades, dentre as quais ressalta Pedro Genésio, Pedro Palmeira, Vó Calu, Cobra Coral, os mais lembrados, mas só recebeu Zé da Pinga aos dezesseis anos. Foi uma fase de muito sofrimento e muito preconceito.
Parmênides Justino PereiraA Jurema Sagrada e a decolonização do saber
Essa ciência a qual ela se reporta está associada aos lugares de produção de saber recorrentemente desconsiderados ou colocados em questão pelo empirismo que os marcam.
Lucas Gomes de MedeirosApontamentos para pensar as insistências e insinuações da jurema em Pernambuco
É evidente que há (muitos!) “centros” e “casas” de jurema na cidade e região, e ao lado delas, nas residências de inúmeras pessoas, existe também uma gama de práticas através das quais as pessoas manejam cotidianamente forças, uma ciência podemos dizer.
Noshua Amoras de Morais e SilvaSementes miudinhas lá no pé do juremá: A ciência ancestre da Jurema Sagrada como ferramenta educacional para as crianças de axé
- by Júnior de OdéA ciência ancestral herdadas dos povos originários (índios e africanos) permitiu que esta religião, e todo o seu complexo cultural, pudesse ser utilizada como ferramenta de formação educacional para as crianças pertencentes às comunidades de terreiros, possibilitando o aprendizado da concepção de cidadania e de direitos e deveres desde muito cedo.
Júnior de OdéCasa das Matas do Reis Malunguinho, o corpo-território e a sabedoria produzida nas frestas.
A jurema sagrada é remanescente da tradição religiosa dos indígenas que habitavam o litoral dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e o Sertão de Pernambuco.
Clédisson Geraldo dos Santos Junior