SEJA ASSINANTE APOIADOR(A)

SEJA ASSINANTE APOIADOR(A)

Apoie a produção de conteúdo gratuito

Os 10 livros sobre Diálogo Inter-Religioso fundamentais para a minha pesquisa

Os 10 livros sobre Diálogo Inter-Religioso fundamentais para a minha pesquisa
7 de agosto de 2020 Rita Grassi

Recebi a difícil tarefa do editor desta revista de escrever uma coluna elencando os 10 livros fundamentais para o Diálogo Inter-religioso. Esta tarefa tem um certo grau de dificuldade ao meu ver, pois não sinto que haja realmente 10 livros fundamentais para o DIR de forma generalizada, mas, sim, aqueles que foram e tem sido fundamentais para a minha pesquisa sobre o DIR cristão-hindu e as teorias do filósofo e teólogo catalão Raimon Panikkar, bem como para o meu olhar de cientista da religião, ser humano, mulher, branca, etc.

Dito isso, segue minha lista de livros fundamentais, meio que de forma cronológica da forma como eu fui introduzida ao DIR, levando em consideração com toda certeza a minha orientação no mestrado e, agora também, como co-orientador no doutorado, do Prof. Dr. Roberlei Panasiewicz e a tantas outras pessoas que me auxiliam ao longo da pesquisa, como minha orientadora , a Prof. Dra. Valentine Zuber, o Prof. Dr. Faustino Teixeira, o Prof. Dr. Frank Usarski, minha querida colega, a Ma. Angélica Tostes e tantos outros e outras que fazem parte da minha formação.

1) Buscadores do Diálogo: itinerários inter-religiosos – Faustino Teixeira

Neste livro, o Prof. Dr. Faustino Teixeira, uma sumidade do DIR no Brasil, descreve a trajetória de alguns pioneiros do DIR. Através deste livro, tive contato, pela primeira vez, com a figura de Raimon Panikkar, cuja obra e teorias para o DIR se tornaram meu objeto de pesquisa.

2) Pluralismo Religioso Contemporâneo: Diálogo Inter-religioso na teologia de Claude Geffré – Roberlei Panasiewicz

Esta obra foi resultado do doutorado do Prof. Roberlei Panasiewicz, orientado pelo Prof. Faustino e pelo Prof. João Batista Libânio. Além de tratar de um aspecto da obra de Geffré, importante teólogo para o DIR, ela traz uma introdução bem importante sobre a hermenêutica e, também, uma estrutura de tese primorosa, que foi inclusive dada como exemplo no livro Introdução à Vida Intelectual, de seu co-orientador.

3) The Intrareligious Dialogue – Raimon Panikkar

Este livro de Panikkar é, ao meu ver, sua principal obra sobre o DIR, onde ele apresenta de forma bem sucinta e clara suas principais teorias sobre o mesmo, sendo elas: o Diálogo Intra-Religioso, o Diálogo Dialógico, a Hermenêutica Diatópica e, também, sua visão de Pluralismo Religioso. O livro também pode ser encontrado em espanhol, italiano e francês, dentro da Ópera Omnia do autor.

4) The Inevitable Dialogue: God, Yahweh, Allah, Bouddha… – Raimon Panikkar

Trata-se de um livro curto que resume bem o pensamento do autor sobre o DIR e, ao final, tem uma parte em formato de entrevista, onde alguns dos pontos são esclarecidos. É um livro de fácil leitura, dentro da obra panikkariana, que costuma ser bem complexa. Assim como o anterior, pode ser encontrado em outros idiomas e, também, dentro da Ópera Omnia.

5) Eu e Tu – Martin Buber

Um clássico tratado filosófico do autor austro-israelita, judeu-ortodoxo, Martin Buber, sobre conceito de relação do ser humano com o outro, seja este tu, um outro ser humano ou o Tu (Deus).

6) Women and Interreligious Dialogue – Catherine Cornille e Jullian Maxey (org.)

Um dos diversos livros organizados pela Catherine Cornille, teóloga norte-americana. Este volume, reúne textos de autoras mulheres, de diversas tradições, sobre suas experiências de DIR. Vale a pena checar os outros volumes da série.

7) O que é lugar de fala? – Djamila Ribeiro

Sei que este livro não é propriamente sobre DIR, mas ao colocar o seu ponto-de-vista sobre o lugar da mulher negra na sociedade, a filósofa Djamila Ribeiro, nos dá uma verdadeira aula de como devemos nos comportar num diálogo, principalmente quando o mesmo envolve uma relação de poder e de privilégios.

8) A construção do diálogo: o Concílio Vaticano II e as religiões – Frank Usarski

De nacionalidade alemã, o Prof. Dr. Frank Usarski é um dos nomes mais importantes das Ciências da Religião no Brasil e, neste livro, ele “resgata de forma minuciosa todo o processo de construção da Declaração conciliar Nostra Aetate em suas potencialidades e nos limites que marcaram a posição católica no diálogo com as tradições religiosas não cristãs ao longo das últimas cinco décadas.” (C. DE OLIVEIRA, 2018). Além da importância para o DIR, esta obra é uma ótima referência da metodologia de pesquisa da Ciência da Religião defendida por Usarski.

9) Pathways for Ecumenical and Interreligious Dialogue – Edmond Kee-Fook Chia (Ed.)

Trata-se de uma série de textos de diversos autores que versam sobre as perspectivas para o DIR no século XXI.

10) The Willey-Blackwell Companion to Inter-Religious Dialogue – Catherine Cornille (Ed.)

Também é uma coletânea de textos que “focam no fenômeno do Diálogo Inter-religioso em geral e em casos concretos.” (CORNILLE, 2013).

Como disse no início, esta é apenas uma lista dos livros que foram e têm sido fundamentais para a minha pesquisa, tendo a total consciência de que autores e autoras de muito peso e importância para o DIR, principalmente no Brasil, não foram mencionados aqui. Fica, então, esta pequena contribuição e a abertura a novas sugestões para que essa lista se expanda e se atualize. Qual livro você gostaria de acrescentar?


REFERÊNCIAS
TEIXEIRA, Faustino. Buscadores do diálogo: itinerários inter-religiosos. São Paulo: Paulinas, 2012. (Coleção Percursos e Moradas). [E-Book].
PANASIEWICZ, Roberlei. Pluralismo religioso contemporâneo: diálogo inter-religioso na teologia de Claude Geffré. São Paulo: Paulinas; Belo Horizonte: PUC Minas, 2007b.
PANIKKAR, Raimon. The intrareligious dialogue. New Jersey: Paulist Press, 1999.
PANIKKAR, Raimon. L’inévitable dialogue: Dieu, Yahweh, Allah, Bouddha… France: Le Relié, 2008.
BUBER, Martin. Eu e tu. São Paulo: Centauro, 2006.
CORNILLE, Catherine; MAXEY, Jillian (Eds.). Women and  Interreligious Dialogue. Oregon: Cascade Books, 2013.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.
USARSKI, Frank. A construção do diálogo: o Concílio Vaticano II e as religiões. São Paulo: Paulinas, 2018.
CHIA, Edmond Kee-Fook (Ed.). Pathways for Ecumenical and Interreligious Dialogue. New York: Palgrave Macmillan, 2016. [E-book].
CORNILLE, Catherine. The Willey-Blackwell Companion to Inter-Religious Dialogue. West Sussex: John Wiley & Sons, 2013.

SEJA ASSINANTE APOIADOR(A): Apoie a produção de conteúdo gratuito

APOIE A SENSO
Inscreva-se na newsletter da Revista Senso e receba as novidades exclusivas em seu e-mail!