“Reverenda Doutora”: a capa da visibilidade
-Em novembro de 2019, recebi o título de doutora em Ciências da Religião, em fevereiro de 2020 fui ordenada clériga pela minha denominação. A então somente lésbica tinha até uma boa entrada em determinados espaços, como grupos evangélicos progressistas e grupos feministas, mas era só isso, uma boa entrada.
Entre o Deus na margem e o Deus marginal
-Uma perspectiva teológica queer se implica em reconhecer não somente quais saberes têm sido produzidos nas fronteiras, mas também qual é o Deus da fronteira, da margem.
Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris
-Gilbert Baker foi quem criou, para o Dia de Liberdade Gay de São Francisco, na Califórnia, EUA, em 1978, a bandeira do movimento LGBTI+.
Um mundo sem ar
-Aqui a Cientista da Religião está compartilhando com as leitoras e os leitores da Senso sua perspectiva teológica cristã. O período de pandemia motivado pelo novo coronavírus levou lideranças pastorais evangélicas progressistas a criarem um movimento chamado “Fraterna – vozes pastorais e comunitárias”.
“Não me toques”: Maria Madalena e a experiência da Páscoa
-Os corpos abjetos são lançados em valas. Maria Madalena, ao não encontrar o corpo de seu Mestre, pensou que ele tivesse sido roubado. “…Levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram”. A COVID-19 não somente gera mortos, como os rouba de nós.
Travesti não é bagunça, é Reverenda!
-A estola em Alexya diz muito sobre o impacto de sua imagem no ambiente cristão hegemônico – heresia, abominação, pecado são alguns dos termos usados para identificar sua presença no “tão sagrado” púlpito eclesial.
“Meus heróis morreram de overdose”… de purple grass
-Perdi uma heroína. Não apenas eu. Toda a Fraternidade das Igrejas da Comunidade Metropolitana. E não somente nós, mas todas aquelas que ousam se afirmar mulheres, lésbicas e cristãs. Faleceu, aos 84 anos, aos 3 de dezembro de 2019, a Reverenda Bispa Freda Smith.
Religião e Mulheres
-Escrevo esse editorial ao som da música Vaca Profana, de Caetano Veloso. Nessa edição muitas tetas nos alimentaram. Mulheres sensacionais aceitaram fazer parte desse projeto especial da Revista Senso para o 8 de Março de 2019.
As gay, as bi, as trans e as sapatão estão tudo na Igreja: Religião e superação da violência de gênero
-Gritos de guerra. Cresci envolvida por eles. Na época das Olimpíadas no colégio, tínhamos vários na ponta da língua.
Uma manjedoura e um carrinho de mão: direitos humanos em um auto de Natal
-Guardo na memória os lindos presépios que sempre estiveram ali, entre a casa de minha avó, de minha mãe…