Jesus: o “legitimador” da política brasileira
-A releitura dos textos evangélicos, que já são propostas de leituras sobre Jesus, num ambiente democrático, laico, plural, como o Brasil, tem demonstrado uma rinha infantilizada, onde, de um lado está o Jesus com sua espada usado por atores religiosos e políticos de direita, e por outro, o Jesus com o pão pregado por religiosos e políticos de esquerda.
Apresentação – 18ª Edição Revista Senso
-Para alguns fiéis, há algumas décadas, o tema religião e política não deveria ser discutido.
Entre o governo do Messias e a justiça do Judas… eu fico com o carpinteiro
-A maioria das pessoas que toma a bíblia para leitura, o faz sem a pretensão de vasculhar as entrelinhas. Suas letras vivem para servir o fiel diante de determinados cenários. Por isso, é quase impossível que se espere honestidade e responsabilidade de um crente que literaliza cada linha, não querendo perceber as metáforas e as tantas outras figuras de linguagem nela existentes.
Quem vai [e como] dialogar com a massa religiosa bolsonariana?
-Além deste breve levantamento, congressos de igrejas são realizados no Brasil com pregadores estadunidenses que já discursaram (pregaram) em favor ou de Bolsonaro ou de Trump.
O Monoteísmo e a Intolerância Religiosa
-Vejo, com gosto, esses fiéis buscando um diálogo cada vez mais profícuo com outras religiões. Mas essa manifestação de paz do monoteísmo carrega dois elementos interessantes.
A relação do religioso com a sociedade: aí está sua identidade
-A crença pura inexiste. Ela está sempre ligada a interações com outros quadros da sociedade. São nesses quadros que as intenções dos religiosos aparecem. É aí que conseguimos entender seu comportamento.
Informação, filtro e adoecimento coletivo: Diálogo entre David Easton e Jessé Souza
-Você consegue entender que o feedback pode alterar as novas notícias porque as notícias oferecidas são filtradas, escolhidas para serem “aplicadas” na sociedade? Consegue enxergar que a análise sistêmica amplia a maneira como enxergamos os interesses de várias estruturas, sejam elas educacionais, eclesiais, empresariais?
Rubem Alves e Darcy Ribeiro: Utopia, Religião e Política
-O Programa Diálogos Impertinentes (Tv PUC-SP) entrevistou dois importantes educadores brasileiros: Rubem Alves, psicanalista, escritor, teólogo, ex-pastor presbiteriano, e; Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor, (à época) senador da república.
Damares, a ministra da mulher que não sabe distinguir a função da mitologia para o reconhecimento do poder feminino
-Recentemente, mercados editoriais têm recebido reclamações de instituições escolares, influenciadas pela confissão de fé dos pais de alunos, sobre a publicação de materiais que trabalham com o imaginário e a mitologia.
Moro e Dallagnol: A oração do justo valerá em seus efeitos?
-Dallagnol foi chamado em 2017 pelo pastor André Valadão, da igreja Lagoinha, para falar da operação Lava-Jato. Muitos membros saíram da igreja durante a sua fala, o que gerou desconforto. A igreja tem mantido, através de discursos na rede e nos púlpitos, defesa em relação aos atores da operação e do governo atual.