Mensagem de Jesus a religiosos/as intolerantes
-Estou muito triste e envergonhado com vocês. Se vocês não querem aceitar o meu evangelho do amor e da salvação universal ao menos não usem o meu nome para propagar ódio e violência. Como se sentem no direito de usar o meu nome para discriminar pessoas e atacar a religião dos que praticam cultos afrodescendentes?
Inflexões éticas: Um pequeno grande livro
-Para mim, a maior surpresa dessa leitura foi ver como Thiago Teixeira é capaz de propor essa reflexão exigente e transgressora, como irmão e companheiro que tem coragem de nos dar as mãos e como que nos conduzir pelos meandros, questões e desafios dessa ética flexível e nem por isso menos radical.
Diversidade religiosa, dom divino para a humanidade
-No dia 21 de janeiro de 2000, Gildásia dos Santos, conhecida como Mãe Gilda de Ogum, Ilyaorixá do Ilê Abassá em Salvador, BA, morreu em decorrência de agressões e humilhações sofridas por parte de grupos neopentecostais.
A profecia da Amazônia: o Bem-viver ecocósmico
-A Teologia cristã e as Ciências da Religião precisam aprofundar o deslocamento hermenêutico da noção de Idolatria de forma que fique claro que Deus é Mistério e aceita os mais diversos nomes e figuras com os quais os diversos povos e culturas o nomeiam, desde que sempre signifiquem Amor e Justiça.
E o golpe também pegou a Igreja
-Qualquer pessoa de bom senso que leia a declaração da Conferência dos Bispos Bolivianos diante do atual Golpe de Estado poderá se fazer várias perguntas. A primeira é a que Igreja esses bispos pertencem.
Teologias da Libertação no século XXI
-Na América Latina, quando alguém pergunta como está a Teologia da Libertação é comum que eu e outros irmãos e irmãs, inseridos nesse caminho, respondamos…
A relação de gêneros e o dia da mulher
-Atualmente, na sociedade e nas Igrejas, se espalham boatos sobre o que chamam de “ideologia de gênero”. Inventam isso para impedir a discussão do problema real e uma justa relação de gêneros.
“Quando o Carnaval chegar”
-Alguns grupos religiosos condenam o mundanismo. Veem o Carnaval como coisa do diabo. É verdade que o Capitalismo faz de tudo mercadoria, explora o erotismo, fomenta o uso de bebidas e de drogas.
A diversidade religiosa e a revolução social
-A cada dia, em nosso país, se registram casos de discriminações e perseguições a alguns grupos religiosos, principalmente, das religiões afrodescendentes. Os ataques e atos de violência religiosa não são praticados por ateus, contrários à religião.
A e-terna caçadora do amor divino
-Desde cedo, aprendi que o Candomblé é uma religião muito sábia porque, mesmo mantendo fielmente a tradição dos antepassados (e até hoje pode dialogar com a tradição iorubá na África)