Planos elaborados tendo como base as Ciências da Religião para poderem auxiliar as educadoras e educadores no processo de construção do conhecimento. Os planos de aula seguem a temática das edições da revista.
EDIÇÃO ATUAL
Como sair de uma prática missionária cristã autorreferencial, com tendências colonizadoras, para uma prática missionária de forma dialógica, inclusiva e plural?
O entrelugar se constitui como um de seus pilares, uma vez que permite ultrapassar fronteiras e estabelecer pontes entre os temas da vida.
O princípio pluralista abre as portas para um novo olhar acerca da alteridade, que sai de sua conceituação como uma qualidade do ser, mas se transforma em um encontro do ser com a sua divindade, com a natureza, com a história e, primeiramente, consigo mesmo.
A diversidade sociocultural é, portanto, o local onde as convergências devem se fortalecer, e as diferenças, ressaltadas, produzindo uma sociedade na qual os direitos individuais e dos grupos sejam respeitados, e as características específicas, celebradas.
PLANOS DE AULAS
O tema deve ser trabalho de forma multidisciplinar (Português, Ciências, História, Educação Física), e se justifica devido aos desafios vividos em busca da cultura da paz nos ambientes.
Em tempos de tantos conflitos étnicos e religiosos, no Brasil e no mundo, a arte pode ser um interessante caminho para despertarmos em nossos alunos uma reflexão sobre “A beleza da diversidade étnica e religiosa”.
Em um mundo cada vez mais plural, que permite a convivência de tantos modos de crer, é preciso defender com criticidade e generosidade a própria fé, superando a intolerância e o racismo religioso.