Planos elaborados tendo como base as Ciências da Religião para poderem auxiliar as educadoras e educadores no processo de construção do conhecimento. Os planos de aula seguem a temática das edições da revista.
EDIÇÃO ATUAL
As reflexões que compõem esta edição da Revista Senso são oriundas da seleção dos textos mais destacados que foram apresentados no Minicurso de Verão: “O que é o princípio pluralista”.
Temos percebido em nossos trabalhos de pesquisa, tanto os de natureza teórica quanto os práticos, que, diante das questões que ebulem da complexidade de nosso arranjo existencial, a narcísica estrutura ontológica advinda do “mito da modernidade” figura de forma preponderante.
Assim, quando se fala em Ensino Religioso Escolar, deve-se absorver os ensinamentos de Freire e incluir outros métodos e formas mais específicas de análise e desenvolvimento.
Por meio da abordagem transdisciplinar, pode-se explorar a inter-relação entre a experiência de fé e outras áreas da vida, como política, economia, educação, meio ambiente, arte, cultura e saúde, para citar alguns exemplos.
PLANOS DE AULAS
Em tempos de tantos conflitos étnicos e religiosos, no Brasil e no mundo, a arte pode ser um interessante caminho para despertarmos em nossos alunos uma reflexão sobre “A beleza da diversidade étnica e religiosa”.
As religiões, de maneira geral, priorizam o seu trabalho com as juventudes, mas não é raro que os jovens, influenciados pelos líderes religiosos, tenham atitudes de intolerância.
Em um mundo cada vez mais plural, que permite a convivência de tantos modos de crer, é preciso defender com criticidade e generosidade a própria fé, superando a intolerância e o racismo religioso.