EDIÇÃO ATUAL

O princípio pluralista e o Ensino Religioso Escolar

Assim, quando se fala em Ensino Religioso Escolar, deve-se absorver os ensinamentos de Freire e incluir outros métodos e formas mais específicas de análise e desenvolvimento.

A pesquisa sobre espiritualidades, pluralidades e diálogos

Objetivo do Grupo Interinstitucional de Pesquisa “Espiritualidades, pluralidades e diálogos”, que vem se reunindo como Grupo de Trabalho (GT) desde 2008, atuando nos congressos mais destacados da área de Ciências da Religião e de Teologia no Brasil.

Princípio pluralista e diversidade sociocultural

A diversidade sociocultural é, portanto, o local onde as convergências devem se fortalecer, e as diferenças, ressaltadas, produzindo uma sociedade na qual os direitos individuais e dos grupos sejam respeitados, e as características específicas, celebradas.

O princípio pluralista e os povos originários de Abya Yala

Nessa perspectiva, é pertinente trilhar os caminhos pelas vias do princípio pluralista, que objetiva ser um agente facilitador na compreensão da pluralidade religiosa e de aspectos antropológicos de grupos considerados e tratados como subalternos.

PLANOS DE AULAS

Planos elaborados tendo como base as Ciências da Religião para poderem auxiliar as educadoras e educadores no processo de construção do conhecimento. Os planos de aula seguem a temática das edições da revista.

Todos os Planos de Aula
O drama dos refugiados

A questão da incoerência entre valores cristãos e a prática da intolerância de alguns países europeus.

Cultura Religiosa e Filosofia

Essa temática, será programada, sistematizada, processual e coerente com a BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR dentro área das Ciências das Religiões, que entende que o ser humano se constrói a partir de um conjunto de relações tecidas em determinado contexto histórico-social, em um movimento ininterrupto de apropriação e produção cultural.

Axé: conhecer para respeitar

Estamos num tempo de grandes desafios. Uma multiplicidade de gestos, reflexões e novas práticas ditam as transformações do tempo axial do pluralismo religioso.