EDIÇÃO ATUAL

Inteligência Espiritual: uma capacidade humana de construir sentidos

Uma capacidade humana de se perceber, se situar, se integrar (consigo, com outro e o mundo) e se comprometer com o meio em que vive, criando projetos de vida abertos, inacabados em constante processo de construção.

O conceito e o vivido: uma distinção entre religião e espiritualidade

A espiritualidade não versa necessariamente sobre uma religião e pode ser desenvolvida por sujeitas e sujeitos que se encontram e que não se encontram dentro desses espaços institucionalizados da fé.

Um encontro, uma esperança e um compromisso

Aespiritualidade no cristianismo é um caminho para a santidade; não a dos altares, mas a da vida cotidiana, que entende ser santo não como mérito da corrida, mas como qualidade de caminhada.

Pipoca com manteiga ou sem manteiga? – A Prática Cinéfila como Cultivo da Qualidade Humana Profunda

Quando esse termo espiritualidade entra em pauta, logo tem-se a ideia de que ele é relativo a algo exclusivo do campo da religião.

LIVRARIA

PLANOS DE AULAS

Planos elaborados tendo como base as Ciências da Religião para poderem auxiliar as educadoras e educadores no processo de construção do conhecimento. Os planos de aula seguem a temática das edições da revista.

Todos os Planos de Aula
Conhecendo o braille

Em se tratando de Ensino Religioso, os instrumentos conceituais partem da visão de mundo da criança.

A mística da Jurema Sagrada

Em um mundo cada vez mais plural, que permite a convivência de tantos modos de crer, é preciso defender com criticidade e generosidade a própria fé, superando a intolerância e o racismo religioso.

Pertenças religiosas juvenis na escola

As religiões, de maneira geral, priorizam o seu trabalho com as juventudes, mas não é raro que os jovens, influenciados pelos líderes religiosos, tenham atitudes de intolerância.