EDIÇÃO ATUAL

A pesquisa sobre espiritualidades, pluralidades e diálogos

Objetivo do Grupo Interinstitucional de Pesquisa “Espiritualidades, pluralidades e diálogos”, que vem se reunindo como Grupo de Trabalho (GT) desde 2008, atuando nos congressos mais destacados da área de Ciências da Religião e de Teologia no Brasil.

O princípio pluralista

As reflexões que compõem esta edição da Revista Senso são oriundas da seleção dos textos mais destacados que foram apresentados no Minicurso de Verão: “O que é o princípio pluralista”.

O humano, a natureza e o espiritual

O princípio pluralista é uma perspectiva interpretativa, conceitual e metodológica proposta por Claudio Ribeiro para refletir a religião. Ele é fundamentado na teologia latino-americana da libertação, em teologias protestantes e nos estudos culturais decoloniais.

Contribuições do princípio pluralista para o Ensino Religioso: as aulas de religião nas escolas públicas a partir da perspectiva decolonial

No Brasil, a disciplina de Ensino Religioso permanece alvo de diversas discussões e muitos mal-entendidos historicamente construídos e enraizados.

PLANOS DE AULAS

Planos elaborados tendo como base as Ciências da Religião para poderem auxiliar as educadoras e educadores no processo de construção do conhecimento. Os planos de aula seguem a temática das edições da revista.

Todos os Planos de Aula
Violência doméstica: este não deve ser um segredo de família

Analisar a violência doméstica como problema social que abrange aspectos diversos, dentre os quais: fatores e construções sociais, que favorecem as desigualdades entre homens e mulheres, a cor da pele…

Brasil: País Laico ou Religioso?

É extremamente difícil se declarar “sem religião” no Brasil. Historicamente, o preconceito é tão grande quanto ao praticado contra homossexuais.

Quem é Martinho Lutero? Perguntas e respostas para as crianças

Perguntas e respostas para as crianças” tem pertinência e importância ímpar. Segundo o site, Portal Luteranos (IECLB, 2017), “pessoas cristãs de confissão luterana são evangélicas.