Cultura Religiosa e Filosofia

Cultura Religiosa e Filosofia
10 de outubro de 2018 Eliane Moreira

Cultura Religiosa e Filosofia

Por Eliane Moreira

Tema da atividade:  A experiência dos sentidos

Objetivos

  1. ANALISAR imagens simbólicas, práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções;
  2. DISCUTIR as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias.
  3. RECONHECER a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.
  4. DIALOGAR sobre os direitos humanos e a cultura da paz.

Unidade temática / conteúdo:

Crenças, filosofias de vida e esfera pública

 “A experiência dos sentidos”

Essa temática, será programada, sistematizada, processual e coerente com a BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR¹ dentro área das Ciências das Religiões, que entende que o ser humano se constrói a partir de um conjunto de relações tecidas em determinado contexto histórico-social, em um movimento ininterrupto de apropriação e produção cultural. Nesse processo, o sujeito se constitui enquanto ser de imanência (dimensão concreta, biológica) e de transcendência (dimensão subjetiva, simbólica). Ambas as dimensões possibilitam que os humanos se relacionem entre si, com a natureza e com a(s) divindade(s), percebendo-se como iguais e diferentes. A percepção das diferenças (alteridades) possibilita a distinção entre o “eu” e o “outro”, “nós” e “eles”, cujas relações dialógicas são mediadas por referenciais simbólicos (representações, saberes, crenças, convicções, valores) necessários à construção das identidades.

Metodologias ativas:

ABP ( Aprendizagem baseado em projetos )  E AS LINGUAGENS IMAGÉTICAS ( vídeos; charges e fotografias )

AULA 1 – INTRODUÇÃO A EXPERIÊNCIA DOS SENTIDOS

 Para as etapas do PBL

  1. ÂNCORA
  2. BRAINSTORMING: Na sala de aula, junto aos estudantes, produzir o máximo possível de ideias e representações sobre o vídeo.
  3. DIVISÃO DOS GRUPOS COOPERATIVOS – os grupos poderão escolher as imagens.

AULA 2 – PAINEL FÓRUM

  1. ANÁLISE E VINCULAÇÃO DO TEMA COM AS IMAGENS DISPONIBILIZADAS EM SALA PARA A MONTAGEM DO PAINEL FÓRUM  “A EXPERIÊNCIA DOS SENTIDOS”.

Proposta: relacione  “O Mito da Caverna”  no  contexto das relações sociais atuais,  nas dimensões:

  •  Intolerância religiosa
  •  Meios de Comunicação
  •  Educação para paz

Justificativa:

O aprendizado ocorre na interação entre os indivíduos do processo, com o objetivo de torná-la significativa. Essa proposta não exigirá do educador muitos recursos tecnológicos, porém o ideal é que o tema dialogue com outras dimensões de aprendizado. Afinal, podemos apurar, ainda mais, os nossos sentidos para compreender o mundo que nos cerca – as dimensões vivenciais do ser humano: a comportamental, a cognitiva afetiva-social e a transcendental.

Avaliação contínua – a partir da qualidade das interações.

¹ Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municí- pios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.

BIBLIOGRAFIA

  Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de … <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 23 mar. 2017. 2 BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação.

 BENDER, Willian N. A aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. – Porto Alegre: Penso, 2014.