Now Reading
RELIGIÃO E POLÍTICA À BRASILEIRA – lançamento do segundo volume

RELIGIÃO E POLÍTICA À BRASILEIRA – lançamento do segundo volume

blank

Sou o idealizador da série “Religião e Política à Brasileira”, que surgiu em meio às discussões sobre o impedimento da presidente Dilma Roussef (PT) em 2016. Em 2017, o primeiro volume foi publicado com o subtítulo “ensaios sobre trajetórias políticas de uma sociedade bravamente religiosa”. Neste mês de setembro/2018, o segundo volume (organizado juntamente o prof. Fábio Py) traz nomes importantes para o debate, como Bob Fernandes – no campo do jornalismo – e José Bittencourt Filho (UnB) e Wânia Mesquita (coordenadora do curso de pós-graduação em Sociologia Política da UENF) – na área das ciências sociais.

O exercício hermenêutico desta coletânea se dá a partir de ensaios que contemplam a conjuntura nacional envolvendo a interface que revela o seu título. A partir de diferentes lentes, tais como ciências sociais e políticas, ciências das religiões, educação, psicologia, teologia, jornalismo, história, direito etc., a coleção reflete fatos passados e presentes, resultando no interesse de ler com crítica e critério os eventos que problematizam a(s) identidade(s) do país. Torna-se, por isso, uma coletânea para os públicos popular e acadêmico, uma vez que não só ajuda a historicizar eventos importantes do país, como também provoca novas disposições para o debate acerca da democracia, tão ameaçada, tão defendida e tão discutida… por religiosos.

Fica aí a dica para uma leitura que reflete assuntos como laicidade, militarização do eleitorado evangélico, juventude católica, ultraconservadorismo da denominação batista de Curitiba, espiritismo, gênero e política e muitos outros.

Disponível em: edicoesterceiravia.com.br