Now Reading
Revista Senso completa um ano

Revista Senso completa um ano

blank

Um ano saindo do senso comum. Seis edições, 141 artigos, um prêmio, múltiplos olhares e saberes.

Por ocasião do aniversário de 1 ano da Revista Senso, equipe, colunistas, colaboradores e leitores, destacam sua contribuição às ciências da religião aplicada.

Flávio Augusto Senra Ribeiro, faz parte do Departamento de Ciências da Religião da PUC Minas, e o atual coordenador da área de Ciências da Religião e Teologia na CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

“A Revista Senso cumpre o seu primeiro ano demonstrando ser um importante veículo de divulgação da área Ciências da Religião e Teologia. O magazine consolida a sua vocação para a reflexão em Ciência da Religião Aplicada colocando a inteligência desta área de conhecimento a serviço da sociedade brasileira.”

Sérgio Junqueira, livre docente e pós-doutor em Ciência da Religião e diretor do Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPER). Curitiba – Brasil.

“A REVISTA SENSO completa o seu primeiro ano. Um periódico resultado de uma equipe que de forma competente promove a discussão da religião sob diferentes aspectos. Esta revista contribui para a difusão das questões religiosas a partir da releitura da sociedade, apoiando vários setores inclusive o ENSINO RELIGIOSO. Parabéns à essa equipe pela ousadia!”

Washington Luís, jornalista da Revista Senso.

“Nesse um ano de Revista Senso, várias sementes foram plantadas e, na minha opinião, conseguimos afetar e ser afetados/as, e entender bem a dinâmica plural através de cada fala, cada visão de mundo, cada olhar para a realidade.

Como jornalista negro, gay e Candomblecista é imensamente satisfatório perceber a possibilidade do diálogo da diferença sendo respeitado, considerado e colocado em prática. Acredito que somos instrumento de uma espiritualidade diversa, e que deseja, através do afeto, que levar essa mensagem de fé e respeito para, de fato conhecer o mundo.”

Leandro de Paiva, filósofo, candomblecista e articulista da Revista Senso

“No final de 2016, sentado com alguns amigos, ouvi os relatos de um sonho de Sandson e Jonathan sobre uma revista que falaria sobre religião e ecumenismo. Fomos envolvidos com esse sonho e ajudamos a pensar a revista. Para minha alegria e gratidão fui convidado a assinar a coluna “Entrelinhas”. A revista começou como um sonho, mas já na sua 1a edição foi um sucesso. Daí em diante só cresceu chegando a receber do Governo do Estado de Minas Gerais o prêmio de Direitos Humanos. A Revista Senso deixou de ser um sonho e em 1 ano se tornou uma revista eletrônica respeitada, lida por milhões, e elogiada por diversos intelectuais, provando que a Ciências da Religião ainda tem muito que crescer junto a Revista Senso. Parabéns a quem direta ou indiretamente faz parte da família Senso. Muitos desafios pela frente, mas muitas vitórias estão por vir. E continuamos no desafio proposto no final de 2016. Parabéns pelo 1o ano e (re) existência.”

Marcelo Barros, teólogo, monge beneditino, biblista, escritor e coordenador latino-americano da Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo (ASETT).

“A Revista Senso, um ano de existência? Nem dá para acreditar. Já parece uma vida longa, saboreada nas provocações e nas tramas do Bem Viver. Ferindo os consensos acomodados e abrindo perspectivas de dissensos enriquecedores, a Revista SENSO revive saberes ancestrais de puro gozo do amor coletivo. Um dia, chamaram essas transas com o Espírito de ‘religião’, porque religava corações e ensinava as pessoas a amar mais e para além de si. Ao explicitar em cada número, de formas novas e criativas, a inteligência e o senso do AMOR que deve estar em toda ciência humana e que, nas tradições espirituais, foi codificado nas religiões, a revista SENSO reconstrói o leito nupcial de um casamento que faz bem à humanidade e à mãe Terra. Recoloca a energia afetiva no centro do saber como SENSO de tudo. E nessa abertura sem limites e arriscada, nos faz desejar que essa criança de um ano continue crescendo e seja, como dizia Vinícius a respeito do amor ‘eterno, enquanto dure’.”

Tatiane Almeida, pedagoga, professora, cientista da religião e parte do Conselho Editorial da Revista Senso.

“A Revista Senso é a prova de que religião se discute sim! A proposta da Revista é pautada pelo diálogo sadio da realidade tal qual ela é, interpretada a partir das mais diversas óticas prezando sempre pelo respeito mútuo. Parabéns a todos que de forma direta ou indireta colaborou para que se chegasse de forma tão brilhante a esta comemoração de 1 ano. Especialmente, aos meus colegas de equipe que trabalham incansavelmente pela qualidade e defesa desse projeto. Gratidão por todo o processo eficiente, dedicado e atencioso de elaboração e difusão do conhecimento. Gratidão aos nossos leitores e colaboradores pela confiança!”

Clarissa Franco, psicóloga, cientista da religião e parte do Conselho Editorial da Revista Senso.

“Cheguei recentemente à equipe da Revista Senso. Tive a honra de ser recebida por um grupo plural e que opera em uma lógica democrática e horizontal, facilitando as relações e favorecendo que o potencial de cada um emerja, em uma construção coletiva. Além desse funcionamento gostoso, criativo e produtivo, o grupo trouxe uma inovação muito importante ao campo de estudos das religiões. Há um claro ineditismo no perfil da revista, aliando pesquisas acadêmicas a uma linguagem acessível ao grande público. Sou muito grata a esta oportunidade e experiência e estou pronta para continuar ampliando a construção coletiva de conhecimentos sobre esse importante, enigmático e pouco explorado academicamente fenômeno, que é a religião. Valeu, equipe da Senso! Valeu, amigues de luta!”

Priscila Kikuchi Campanaro, socióloga, teóloga, cientista da religião, editora do site e parte do Conselho Editorial da Revista Senso.

 VEJA TAMBÉM
blank

“A experiência da Revista Senso é uma das mais interessantes que já vivi como cientista da religião. Cada edição é um aprendizado, é uma maneira nova de olhar para a área e se encantar com ela. Pessoalmente, a Revista Senso me mostrou que é possível sempre pensar a Ciências da Religião para além da academia e evocar os saberes que as religiões possuem no cotidiano, nas relações de gênero, nas discussões políticas e na luta pela paz e pelos direitos humanos, sem deixar de denunciar as injustiças e as intolerâncias. É com imensa alegria que comemoro um ano de Revista Senso, na expectativa de comemorar outros vários, e que possamos crescer ainda mais no mercado editorial.”

Thiago Teixeira, filósofo, cientista da religião e editor da Revista Senso.

“A Revista Senso foi, ao mesmo tempo, uma grata surpresa e um grande desafio. Ela foi e é um espaço significativo de novos encontros e leituras da realidade e do fenômeno religioso. Fazer parte dessa equipe me faz um ser humano melhor, mais consciente da pluralidade e do diálogo! Viva a Revista Senso!”

Débora Ludwig, artista visual e diretora de arte da Revista Senso.

“A Revista Senso surgiu com o intuito de trazer um olhar mais contemporâneo às Ciências da Religião, ajudando na construção de novos olhares sobre temas muitas vezes polêmicos e difíceis de serem trabalhados. Nesse primeiro ano, tivemos tantos relatos positivos dessa construção de um novo olhar sobre velhos pensamentos. Como Diretora de Arte da Revista Senso, posso afirmar que temos o cuidado de levar um conteúdo de extrema qualidade com todo o cuidado estético e artístico, para que, de alguma forma, a arte transforme o seu olhar sobre o mundo religioso.”

Jonathan Félix, administrador, cientista da religião, editor-chefe e co-Fundador da Revista Senso.

“É uma alegria comemorar 1 ano de Revista Senso, um magazine que propõe um debate acessível ao grande público sobre o fenômeno religioso brasileiro. É um espaço que populariza a linguagem das ciências da religião, ultrapassando os muros acadêmicos e propondo espaços de diálogo. Em um cenário de intolerâncias a revista sai do lugar comum que afirma que religião não se discute, para visibilizar que as formas de crer e não crer são muito diversas.”

Sandson Rotterdan, teólogo, filósofo, cientista da religião, editor-chefe e co-Fundador da Revista Senso.

“Comemorar o primeiro aniversário da Senso é uma alegria muito grande. Primeiramente por propormos diálogos em tempos de monólogos. A Senso é importante também porque traz o debate acerca do papel da religião na sociedade e no Estado, para as pessoas que não são especialistas na área. Assim, ao invés de falar para dentro, a Senso carrega o mérito de falar com as pessoas que estão “de fora”. A Senso traz sempre olhares perspectivos e é construída com muitas mãos dispostas a construir uma realidade de possibilidades abertas e dialogais.”