Now Reading
Revista Senso e a Ciência da Religião Aplicada

Revista Senso e a Ciência da Religião Aplicada

blank

No dia 26 de março de 2018, aconteceu o 2º Seminário de Ciência da Religião Aplicada (SEMCREA) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O evento foi organizado por discentes e contou com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da PUC São Paulo.

A duração do evento foi das 9h00 às 17h00 e pela manhã foi feita a explicação da proposta do seminário, onde foi enfatizando que o objetivo do mesmo era disseminar ideias sobre um campo de estudos ainda pouco explorado. Logo após à apresentação, à primeira mesa que trouxe reflexões teóricas importantes para a discussão do tema.

A primeira conferência dessa mesa apresentou alguns pontos de crítica ao conceito de Ciência Prática da Religião, evidenciando a sua preferência pelo termo Ciência da Religião Aplicada. Em seguida, se deu a conferência sobre a análise do discurso na prática profissional da Ciência da Religião, onde foi enfatizado o fato de que a área possui uma autonomia metodológica própria, e por isso, é preciso defender o uso do termo “Ciência” da Religião e não “Ciências”, pois o primeiro termo atesta mais a autonomia epistemológica, metodológica e prática da área.

A segunda mesa da manhã teve como pano de fundo para as discussões a questão da atuação do/a profissional, do/a cientista da religião, dando uma ênfase no/a graduando/a nesta área e a dificuldade no que tange o campo de trabalho. À ACREPA (Associação de cientistas das religiões do Estado do Pará), trouxe para o debate a sua experiência de luta na área do de ensino religioso nas escolas públicas.

Na parte da tarde, ocorreram as apresentações de trabalhos escritos que seguiam os seguintes temas: Análise de discurso, experiência de observatórios, associações profissionais, ciência da religião aplicada ao jornalismo e ao direito e sobre ensino religioso.

 VEJA TAMBÉM
blank

A Revista Senso apresentou um trabalho com o objetivo mostrar que a sua prática é uma experiência de popularização da Ciências da Religião no país, sendo assim, se pretende um meio de se fazer ciência da religião aplicada ao mercado editorial. O que chamou a atenção do público foi o fato da Revista sempre trazer algum tipo de reflexão sobre gênero e religião e planos de aulas sobre o tema da revista.

A Revista Senso foi bem recebida pelo público do evento, fato este que atesta a emergência e a necessidade da existência da revista para a área da Ciências da Religião.