Now Reading
Guerreiros Sem Armas: formação para jovens com propósito

Guerreiros Sem Armas: formação para jovens com propósito

blank

Este ano, nós do Instituto Elos estamos celebrando a 10a. edição do Guerreiros Sem Armas, programa educacional, que tem como missão formar jovens para transformar o mundo. Desde 1999, foram 519 participantes de 49 países que impactaram mais de 1557 locais.  O nome do programa é inspirado em um mito da tribo Txucarramãe e diz muito sobre o propósito: “No caminho do guerreiro, quando você descobre o que tem feito da sua vida e como é sua dança no mundo, desapega-se aos poucos das armas, que são criações feitas para matar criações. De repente, descobre-se que, quando paramos de criar o inimigo, extingue-se a necessidade das armas.” – Kaká Werá.

Buscamos jovens transformadores

O que faz uma pessoa sair de um lugar tão distante de Santos, para viver uma realidade completamente diferente, estabelecer uma relação profunda com gente que nunca viu na vida, a responder a um convite constante para que saia da sua zona de conforto superar seus desafios e conhecer seu propósito com profundidade?

Com esta questão central, descobrimos que uma característica comum entre as/os participantes é um sentimento de urgência quando percebem que precisam mudar algo e não dá mais para esperar.

Crédito:Julia Toro Milagre

Com um sonho na cabeça

Ao contrário do que se lê sobre uma juventude perdida, sem rumo, sem interesse por causas sociais, nossa percepção vai em uma direção oposta. A cada processo de seleção recebemos 900 inscrições de pessoas interessadas no programa.

A diversidade é muito grande, e podemos dizer que temos 4 grupos interessados: a) quem tem um projeto claro de vida; b) pessoas que participam de modo ativo em projetos sociais; c) mobilizadores que têm talento para juntar pessoas em torno de uma causa; d) iniciantes que estão explorando as possibilidades na área social.

Uma grande paixão no coração

Para nós, não importa o tamanho do currículo, das ações e projetos que as/os jovens estejam envolvidas/os Precisamos perceber a paixão que move cada um(a). É fundamental uma decisão interna de estar à serviço de uma causa que realize um bem maior, mais amplo, para além de si mesma/o, para além da realização pessoal.

Com mão prontas para mudar uma realidade

Além da carga teórica, desde o primeiro módulo do Guerreiros Sem Armas, acreditamos no aprender-fazendo.  Falamos muito em sonhos, mas não como uma projeção de algo que pode acontecer, e sim como algo mobilizador de uma ação concreta. Nossa sala de aula se dá na prática, com gente disposta a colocar a mão na massa.

Infográfico Filosofia Elos

Abertos para receber e compartilhar em comunidade

 VEJA TAMBÉM
blank

O mundo conheceu um período muito longo de individualismo, tanto que muitos programas evidenciam a busca pelo empreendedor, que pegou uma situação pelas próprias mãos e resolveu como fazer. Na nossa história, todas as nossas decisões e ações foram coletivas. Mesmo que o curso prepare o participante em 3 níveis: eu comigo mesmo, eu com o outro, eu com o mundo, o objetivo é a ação coletiva, não para a comunidade, e sim, junto com a comunidade.

Uma forma de realizar sonhos coletivos

A forma que a gente escolheu para transformar o mundo é baseada na Filosofia Elos, que procura criar um cenário de abundância, reconhecendo os talentos e recursos locais, para que juntos materializem sonhos coletivos.

 A formação dura um ano e tem quatro módulos:

  1. Caminho do Sim (janeiro a fevereiro): jogo colaborativo onde os participantes colocam a mão na massa para transformar o mundo,
  2. Jogo da Abundância (março a julho): processo de captação individual e coletiva para financiar os custos do programa e base para projetos futuros.
  3. Imersão (julho): 32 dias em Santos para a etapa presencial com ação em 3 comunidades
  4. Caminho da Expansão (setembro a dezembro): um programa de acompanhamento online que apoia os projetos dos participantes, com materiais pedagógicos, aulas com convidados externos, e encontros regionais.

Muito obrigado pela atenção e aqui fica nosso convite:

Se algo fez sentido para você neste momento, entra no site (www.institutoelos.org/gsa) que as inscrições para 2018 estão abertas!